Pesquisar neste blog:

terça-feira, 21 de abril de 2015

RESENHA DO DIA: "O AMOR É ESTRANHO"

Fábio Almeida

Esse filme não estava entre os relacionados da semana.

Na verdade fui ao Cine Belas Artes em Belo Horizonte para assistir "IDA", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano, e devido à mudança de horário intempestiva, e para não perder a viagem, resolvi encarar esse "O AMOR É ESTRANHO" (o título sim é "estranho" e bem fora do contexto do roteiro).

Achei o filme muito bacana, uma grata surpresa, que retrata o relacionamento maduro de dois homens que, após 40 anos juntos, decidem se casar. 

O Diretor filmou o casal homossexual da mesma maneira como filmaria um casal heterossexual, com os seus problemas, seus momentos de ternura tão banais quanto preciosos, de modo que a reflexão sobre a diferença se interrompe logo após os primeiros 15 minutos de filme.

Eis um belo retrato sobre amor, família e as reações da sociedade envolvendo o homossexualismo.

Uma história madura e sutil, com uma trilha sonora marcante de Frédéric Chopin.

Vale a pena conferir!!



RESENHA DO DIA: "DIVERGENTE"

Fábio Almeida

Depois de muito relutar, e principalmente após o lançamento do segundo filme da franquia nos cinemas, resolvi encarar o filme baseado no "bestseller" de Veronica Roth, que não li.

Impossível não associar "Divergente" a outras franquias direcionadas ao público adolescente, como "Jogos Vorazes" e "Crepúsculo". 

E eu aqui lembrando que nos anos 80, quando adolescente, esperávamos ansiosamente os novos filmes de Silvester Stallone, Arnold Scharzenegger e Van Damme. 

O sistema era bruto!! 

Outros tempos!!

Minhas impressões: Esperava bem mais do filme, no entanto, apesar da simplicidade da fotografia e dos figurinos, temos boas cenas de ação, reviravoltas interessantes no roteiro e uma heroína (Shailene Woodley) que convence. 

Ou seja, assista se realmente for fã do gênero adolescente-heroína-que-luta-contra-o-sistema-por-um-mundo-melhor!!





sábado, 18 de abril de 2015

RESENHA DO DIA: "O HOBBIT - A BATALHA DOS 5 EXÉRCITOS"

Fábio Almeida

Na minha opinião, muito melhor que "Uma Jornada Inesperada" e no mesmo nível de "A Desolação de Smaug". 

Lembrando que não li o livro, ou seja, ignoro sua fidelidade à versão escrita!

Verdade seja dita: 70% do filme é a tal "Batalha dos 5 Exércitos", fruto da decisão de rodar 3 filmes baseados apenas em um livro, ou seja, existe muito "embromation" nessa nova trilogia, e ao que tudo indica, nesse último filme.

A parte técnica é impecável: a magnífica Nova Zelândia de sempre, efeitos especiais sensacionais, trilha sonora de primeira e cenas de ação de cair o queixo.

Se a trilogia "O Senhor dos Anéis" deixou para a eternidade Gandalf, Frodo, Legolas, Gimli, Sam, Aragorn, Saruman e tantos outros, essa nova trilogia deixa dois personagens marcantes: Thorin e o dragão Smaug.

Uma salva de palmas para Peter Jackson!!





RESENHA DO DIA: "VELOZES E FURIOSOS 7"

Fábio Almeida

Típico Blockbuster!!

Exagerado ao extremo, perseguições inacreditáveis, lutas antológicas (a luta inicial envolvendo os mestres atuais do cinema Brucutu Jason Statham X Dwayne Johnson é um deleite), explosões a cada cinco minutos, a presença do ícone anos 80 Kurt Russel e uma homenagem muito bacana ao ator Paul Walker são os principais ingredientes desse filme-diversão!!

A tecnologia utilizada para as cenas rodadas após a morte de Paul Walker em dezembro de 2013 é sensacional. Praticamente impossível notar a presença de outro ator ou a utilização de computação gráfica/efeitos visuais.

Esqueça as leis da física e aprecie sem moderação!!



RESENHA DO DIA: "SNIPER AMERICANO"

Fábio Almeida

Informações interessantes sobre SNIPER AMERICANO:

Foi um dos mais polêmicos dos últimos anos e teve bilheteria superior à soma de todos os outros 7 filmes indicados ao OSCAR de MELHOR FILME deste ano!! 

Minha opinião?

É fato que o roteiro apresenta alguns problemas, criando um esteriótipo desnecessário envolvendo o personagem principal e um excesso de patriotismo, quase cego!! 

Mostra mais uma vez o velho clichê "homem americano do bem lutando contra o inglês/índio/comunista/muçulmano do mal", ignorando tudo que envolve geopolítica.

Mas não podemos negar que é cinema de primeira!! 

Tenso do início ao fim, fotografia espetacular, excelente atuação de Bradley Cooper e direção firme de Cint Eastwood, além de cenas de ação de primeira!!

Um filme que merece ser visto, elogiado e criticado!!