quarta-feira, 28 de agosto de 2013

BARES E RESTAURANTES DA AV FLEMING - BELO HORIZONTE/MG

Entre um happy hour e outro, o ditado popular dos belo-horizontinos é sempre citado: “Já que Minas não tem mar, nós vamos para o bar”

Eleita como a capital nacional dos bares, Belo Horizonte conta com diferentes opções para “butecar”. Quem passa pela Avenida Fleming, localizada na região da Pampulha, pode fazer uma perambulação pelos bares da região, que sempre oferecem cerveja gelada, boa culinária e a hospitalidade que só nós, mineiros, temos. 

Aproveite a dica do Sou BH e conheça as opções de restaurantes, bares, pizzarias e hamburguerias da badalada avenida. E lembre-se: se beber não dirija! 
avenida 
fleming
 
O local é ideal para aqueles que apreciam uma boa culinária mineira. No menu, grande variedade de petiscos, saladas, chapas e tira-gostos. Entre as opções, o frango com catupiry e carnes preparadas na brasa. Para beber, drinks, cervejas, sucos e refrigerantes.

 
Como o nome já diz, a casa é especializada em servir carnes no espeto. Mais conhecido como Filé, o restaurante abre também para a hora do almoço. No menu, variedades de espetinhos, guarnições e porções típicas de boteco. Ao todo, o cartápio apresenta mais de dez alternativas de espetos, que vão de cortes simples a combinações gastronômicas. O “Galo Doido”, por exemplo, é servido com Filet de Frango, bacon, muzzarela e gergelim.

 
O Butiquim Seu Jorge tem ares cariocas na decoração e resgata o clima do Rio de Janeiro dos anos 50. O melhor da música popular brasileira e aquelas canções que lembram a boemia do estado carioca embalam o happy hour. Da cozinha, saem opções de picanha brasileira, Filé a parmegiana e a legítima costela mineira. Para acompanhar, tem o chopp, cervejas e whiskys, algumas opções de vinhos tinto, branco e o espumante.

 
Especializado em carnes grelhadas, o Butiquim Ouro Preto também oferece petiscos, pratos e porções. Destacam-se a picanha maturada, moela ao molho branco e o cogumelo de paris. Para bebericar, drinks caprichados e cerveja gelada.

 
Especializado em frutos do mar, a casa oferece cardápio caprichado e espaço bastante aconchegante. No menu, opções como a casquinha de siri, de bacalhau e de camarão. Há também opções de porções, como a isca de surubim, costela de pacu e bolinho de bacalhau. As moquecas de surubim, tilápia e de camarão rosa chamam a atenção da clientela. Para beber, vodka, cervejas, licores e coquetéis, como Caipi Absolut, Caipivodka e Caipixi.

 
Como o nome já diz, a casa é especializada em peixes de água doce ou salgada. Além dos pescados, o Garden conta com sugestões para os fãs de carne bovina ou de frango. O filé de peito de franco com catupiry, o filé a parmegiana e a picanha completa são algumas das opções.

 
A casa chama atenção pelo estilo que evoca a década de 50 em cada detalhe. As paredes da área externa, no tom verde água, sinalizam a proposta de relembrar clássicos dos anos da brilhantina. No menu, sanduíches feitos de hambúrgueres artesanais preparados na churrasqueira. Ganham destaque opções mais leves, como os wraps, que podem chegar à mesa com recheios variados. Entre os hambúrgueres, tem o tradicional, preparado com carne bovina, suína e linguiça calabresa.


Especializado em feijoada, a casa surpreende variedade do menu, que apresenta diferentes versões da iguaria. O Feijuada serve duas versões da tradicionalíssima receita. Uma leva pezinho, rabinho, paio, charque, carne de sol, linguiça, costelinha e pernil defumado. A versão mais nobre do prato dispensa o pezinho e o rabinho. Há também a versão vegetariana e a de frutos do mar, preparada com camarão, lula, polvo, peixe, mexilhão, kani e feijão fradinho.

 
O sushi-bar, a varanda e o deque conferem ao lugar um ambiente descontraído e bastante aconchegante. Além do serviço self-service, o local também pratos a la carte. Um dos destaques do menu é o combinado Sushi House, que serve até quatro pessoas, e chega à mesa num barco com 60 peças, entre sushis de salmão, makis diversos, sashimis de polvo e peixe branco.

 
O espaço é especialista nas redondas. Além da grande variedade de pizza, a casa oferece opções de tira-gostos, cerveja gelada e ambiente bastante acolhedor. O local é ideal para se reunir com os amigos e familiares.

 
Comandado pelo italiano Carlo Caredda, o Barolio oferece um menu típico da Itália. As especialidades da casa são as massas e os risotos. Além disso, o cardápio inclui, ainda, boas alternativas de Saladas, Carnes, Pizzas e Frutos Do Mar em serviço a la carte. As pizzas são preparadas na hora e assadas em fogão a lenha.

 
Pensando em agradar os paladares mais exigentes, o Restaurante do Bosque capricha no preparo dos pratos mineiros. A casa mistura seus temperos e sabores e oferece um menu inspirado na cozinha caipira. De lá saem o tradicional frango mineiro e o feijão tropeiro. Para acompanhar, sucos e refrigerantes.

 
No salão fica o forno a lenha, local onde os pizzaiolos do Massa Pizza e Grelhados se revezam. Os clientes ficam ali como uma grande plateia, observando as manobras e apreciando as redondas. São cerca de 50 sabores de pizza salgadas e doces, além de massas e saladas. Além do salão, a casa ampla também conta com um deque e jardim externo.

 
O ambiente agradável e acolhedor fazem do Bistrô Vila Rica um local diferenciado. A O ambiente agradável e acolhedor fazem do Bistrô Vila Rica um local diferenciado. O cardápio, assinado pelos chefs Érika Chami e Eduardo do Carmo oferece releituras da culinária francesa e italiana. Para acompanhar, a carta de vinhos inclui rótulos dos melhores vinhos portugueses, franceses, italianos, espanhóis e africanos.

- CRÉDITOS -

Site SOUBH 

domingo, 25 de agosto de 2013

RESENHAS DA SEMANA: "DEPOIS DE LÚCIA", "HANNAH ARENDT" E "AMOR PLENO"

1 - DEPOIS DE LÚCIA

Esse filme mexicano que retrata a história de uma adolescente filmada fazendo sexo com o namorado, com as imagens posteriormente divulgadas pela internet e o consequente bullying sofrido pela protagonista na escola é chocante e perturbador!Impossível permanecer passivo nas quase 2hs de filme! O roteiro conta de maneira bem realista e crua a realidade de quem sofre esse tipo de abuso! A cena final é um capítulo a parte! Filme bem acima da média! Vale a pena conferir!


2 - HANNAH ARENDT

Muito bom filme que mostra de forma bem objetiva uma mistura de filosofia e história envolvendo o nazismo! De certa forma polêmico, pois o roteiro aponta p/ uma ferida daquela época: a participação direta ou indireta de judeus no "holocausto", contribuindo de certa forma p/ o massacre! O filme mostra ainda, como a pensadora, personagem título, chega ao polêmico conceito da "Banalidade do Mal". Na teoria, a prática de maldades por certos indivíduos acontece sem consciência, desde que as ordens venham de níveis superiores! Isso justificaria a atuação dos nazistas de baixo escalão? Eis a pergunta que não quer calar! Vale a pena conferir!



3 - AMOR PLENO

Será que sou o único que acha os filmes do Terrence Malick visualmente deslumbrantes e...Um verdadeiro PORRE? Seguindo o caminho de "Árvore da Vida", na minha opinião um filme vazio, limitado e em vários momentos sem graça e repetitivo! Posso até tentar advinhar as intenções de Malick, só não acho q ele tenha alcançado êxito em nenhuma delas! A narrativa sensorial e poética utilizada foi um tiro pela culatra! Não gostei!


terça-feira, 20 de agosto de 2013

DICAS DE VIAGEM: ATLANTA/EUA

Por Fábio Almeida e Fabiane Teixeira

Na nossa modesta opinião, Atlanta é uma das cidades mais organizadas, limpas e belas dos EUA, capital da Georgia, conhecida pelo seu aeroporto internacional, considerado um dos mais movimentados do mundo, pois, além de ser o principal hub da Companhia Aérea Delta Air Lines, atrai milhares de turistas todos os anos. 


Clima:

Possui quatro estações bem distintas, com invernos e verões breves e longas e calmas primaveras e outonos.  Nossa visita à Cidade ocorreu em novembro de 2012, final de outono e começo de inverno. Já estava bastante frio, e as paisagens lindíssimas!



Meio de Transporte:

Ao que tudo indica, o transporte público de Atlanta é bastante eficiente. Entretanto, como estávamos numa roadtrip, infelizmente não foi possível avaliar IN LOCO o sistema local, principalmente o metrô. Para saber maiores informações sobre o meio de transporte, clique aqui.
Obs.: o trânsito é bastante intenso, especialmente nos horários de pico, mas flui rapidamente, pois as vias de acesso rápido da cidade possuem cinco ou seis pistas. E outro ponto, o uso de GPS, é imprescindível caso você decida pelo aluguel de um veículo.

Estacionamento: na área central, escolha os estacionamentos públicos, pagos e com preço mais em conta (cerca de 10 dólares para o dia todo). Os estacionamentos privados são bem mais caros (cerca de 50%).

O que fazer em Atlanta:

Os principais pontos turísticos estão bem próximos uns dos outros, e é plenamente fazer quatro visitas caminhando a pé e no mesmo dia: Vila Olímpica, World Of Coca Cola, Georgia Aquarium e CNN Atlanta Studio Tours (mas prepare para gastar pelo menos duas horas em cada atração:



World Of Coca Cola: Atlanta é considerada a residência oficial da Coca Cola (Home of Coke). E apesar do passeio girar em torno do "segredo" envolvendo a fórmula secreta do famoso refrigerante, trata-se de um passeio bastante interessante. E ao final, você tem a oportunidade de degustar inúmeros refrigerantes de diversas partes do mundo, além de experimentar vários sabores de Coca Cola. 




Endereço: 121 Baker Street, NW, Atlanta, GA 30313. Site: www.worldofcoca-cola.com
Acesse aqui.

Georgia Aquarium: possui um grande número de animais marinhos, contando com shows de golfinhos, etc. Ótimo passeio para fazer com crianças.

Endereço: 225 Baker Street, NW, Atlanta, GA 30313
Maiores detalhes acesse aqui.

Vila Olímpica: criada em uma área com 9 hectares, em 1996, para receber os jogos Olímpicos. Depois de visitar o World Of Coke e Georgia Aquarium, vale a pena descansar e curtir este parque que é uma beleza à parte. 

















CNN Atlanta Studio Tours: outra atração bastante interessante, pois permite que o visitante veja de perto como são feitos os noticiários da CNN:





Endereço: 190 Marietta Street, NW, Atlanta, GA
Maiores detalhes acesse aqui.

High Museum of Art Atlanta: possui mais de onze mil obras em sua coleção. Acesse aqui.

Zoo Atlanta conta com mais de oitocentos animais, inclusive com Panda. As crianças vão amar! Acesse aqui.

City Pass Atlanta, para aqueles que visitarão todas as atrações acima, vale a pena adquirir o passe, pelo valor de 69 dólares para adulto.

Assistir ao jogo de Basquete

Se tiver oportunidade e tempo, não se esqueça de adquirir os ingressos antecipadamente antes da viagem, e não perca esse programa muito bacana que é assistir a um jogo de basquete. Tivemos a oportunidade de assistir Hawks x Wizards, na Philips Arena. Programa imperdível!!








Para finalizar, outra experiência ÚNICA: andando tranquilamente pelas ruas de Atlanta, deparamos com o SET de filmagem do novo filme do bom e velho Arnold Schwarzenegger, de nome "TEN", que será lançado ainda este ano. Foi uma experiência ímpar! Deparamos com várias viaturas de Polícia estacionadas no quarteirão próximo a Vila Olímpica, e quão foi nossa surpresa: O mestre dos filmes de ação anos 80, o grande brucutu do cinema comercial estava ali, na nossa frente, em carne e osso...


Não precisa nem dizer que ficamos em torno de uma hora, ou mais, assistindo às gravações. De repente:










Por hoje é só! Até a próxima!!

domingo, 18 de agosto de 2013

QUEIJO E VINHO: CASAMENTO IDEAL

Por Rafael Tonon
Se há alguns anos era difícil encontrar tipos específicos de queijos para comprar no Brasil, hoje a árdua tarefa é outra: escolher quais levar para casa frente a prateleiras repletas de opções. Mais complicado ainda é saber qual tipo de queijo é ideal para degustar com seu vinho favorito, não é mesmo? Para ajudá-la nesta tarefa, ensinamos como combinar os queijos a ingredientes que ressaltam seus sabores e a vinhos que possibilitam harmonizações certeiras. Depois da leitura, basta colocar a tábua na mesa, chamar ao amigos e apreciar o melhor que o maravilhoso mundo dos queijos tem a oferecer.

Acertar os ingredientes e vinhos que combinam com diferentes queijos torna a degustação mais prazerosa.
1. Gorgonzola, mel e nozes
O doce contrasta com a picância do queijo e as nozes deixam a textura crocante. Aposte em vinhos de sobremesa, como o sauternes, feito de uvas que também tiveram ação de fungos.
2. Feta, rúcula e tomate
Por ser fresco, o feta funciona em saladas ou acompanhado de verduras, como a rúcula. Sirva junto de um vinho sauvignon blanc bem leve (como os do Novo Mundo).
3. Brie com damasco
As geleias de fruta combinam perfeitamente com o brie levemente aquecido. Opte por um vinho de uva chardonnay, não muito amadeirado, ou por um espumante.
4. Chancliche e torradas
Por ser pastoso, pode ser servido como patê sobre torradas crocantes. Os muito apimentados têm harmonização mais difícil. Para garantir, vá de pinot grigio ou sauvignon blanc.
5. Parmesão com azeite
Com sabor intenso, o parmesão do tipo grana padano deve ser apreciado cru ou sob um fio de azeite. Casa bem com tintos como o italiano chianti clássico, feito de uva sangiovese.
6. Edam com pão italiano
Mistura simples e certeira: o sabor levemente doce do queijo é acentuado pelo pão. Fica melhor ainda ao lado de vinhos brancos médios, a exemplo do chardonnay.

- CRÉDITOS - 
MdeMulher

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

SENADO APROVA AUMENTO DE LIMITE DE COMPRAS EM LOJAS FREE SHOP PARA US$ 1.200

Boa notícia para quem está planejando viagens internacionais e gosta de fazer algumas comprinhas no free shop na volta para casa: o Senado Federal aprovou ontem o aumento no limite para vendas nas lojas francas de US$ 500 para US$ 1,2 mil.  

Apesar de ser um passo importante, ainda é cedo para comemorar: o projeto segue agora para a Câmara dos Deputados e se for aprovado por lá também ainda deverá ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Com dois artigos, o projeto (PLS 355/2012) altera o limite de vendas nas lojas duty free apenas passageiros que estejam desembarcando no Brasil. Caso seja aprovado, o limite de US$ 1.200 será aplicado por passageiro.
Duty free em Campinas
Duty free em Campinas

“O país é cada vez mais visitado por estrangeiros. Essa invasão de turistas, a passeio ou motivada por negócios, só tende a se ampliar com a proximidade de grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. É de se esperar, portanto, que, entre outras atividades, os turistas se sintam tentados a comprar produtos em terras brasileiras, movimentando o comércio local e gerando maior arrecadação de tributos”, afirmou o senador Cyro Miranda, autor do projeto, em sua justificativa.

Segundo o senador, o limite de US$ 500 está defasado, e a medida também vai beneficiar os brasileiros: “O aumento considerável da renda das famílias proporcionou um importante fluxo de turistas brasileiros para o exterior. Pessoas que antes sequer cogitavam visitar outros países não só viajam como também consomem produtos em lojas francas”.

Uma notícia ruim: a proposta foi apresentada em outubro do ano passado, ou seja, demorou dez meses para ser votada no Senado. Se nenhum senador apresentar recurso para votação no plenário ainda teremos que esperar que ela passe pela Câmara sem grandes mudanças. Será que chega antes da Copa? 

Façam suas apostas!

- CRÉDITOS -
Melhores Destinos

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

MOMENTO GOURMET: CAMARÕES NA MANTEIGA TEMPERADA COM BATATAS AO MURRO

Depois de um bom tempo sem postar sobre gastronomia, eis que retornamos com chave de ouro, compartilhando um prato extremamente simples para preparo e simplesmente SENSACIONAL, para aquela sexta feira preguiçosa após uma semana intensa de trabalho!!




Entrada: Damasco com creme de gorgonzola

Prato Principal: Camarões na manteiga temperada, servido com batatas ao murro

Sobremesa: Morangos com chantilly e brigadeiro

Bebida: vinho Bottega Pinot Grigio delle Venezie, reserva 2011, Itália.

Entrada: Damasco com creme de gorgonzola


Ingredientes:

9 damascos desidratados
2 colheres de sopa de queijo tipo Gorgonzola
4 colheres de sopa de creme de leite sem o soro

Modo de fazer:


Amasse o queijo gorgonzola com o creme de leite até obter um creme. Corte o damasco ao meio, e recheie com o creme, colocando um garfinho de tira gosto. 

Camarões na manteiga temperada, servido com batatas ao murro


Primeiro passo, prepare as batatas ao murro:


Ingredientes:

5 batatas médias lavadas
Azeite a gosto
Alecrim a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer:

Lave as batatas e coloque para cozinhar na panela de pressão. Deixe até o ponto de ficarem cozidas, mas um pouco firme, já que elas ainda irão para o forno. Em um refratário, junte com azeite e reserve. Enxugue as batatas em um pano de prato, e com o mesmo pano de prato, aperte-as ou dê um leve murro (de onde vem o nome do prato). Coloque no refratário untado com azeite, regue por cima novamente com azeite, coloque sal e alecrim a gosto. Leve ao forno por 5 a 10 minutos.

Enquanto as batatas assam, prepare o camarão.



Ingredientes:

400g de camarões grandes, limpos, descascados e pré-cozidos 
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite a gosto
Temperos a gosto, usei sal, orégano, pimenta do reino e salsa
Raspas de meio limão


Em uma panela, acrescente a manteiga com um pouco de azeite (isso evita que ela queime). Quando a mesma derreter, acrescente os temperos e reserve. Em uma frigideira grande, coloque um fio de azeite e jogue os camarões. Deixe apenas dar uma refogada, e acrescente a manteiga temperada, deixando a mesma incorporar o camarão. 

Prepare os pratos com uma batata ao murro e uma porção de camarões na manteiga, como na foto acima.

Morangos com chantilly e brigadeiro


Ingredientes:

10 morangos lavados e sem a folhinha
1 caixinha de pó para chantilly em neve (uso Dr. Oetker)
1 xícara de chá de leite gelado
1/2 lata de leite condensado
2 colheres de chocolate em pó
1/4 de lata de creme de leite sem soro

Modo de fazer


Bata o chantilly em neve até ficar firme, depois coloque na geladeira enquanto prepara o restante da sobremesa. Em uma frigideira, coloque 1/2 lata de leite condensado e o chocolate em pó. Misture até o ponto de uma calda e acrescente o creme de leite. Mexa até o ponto de um brigadeiro de colher. 

Para montar a sobremesa, pegue uma taça de Dry Martini, coloque pela metade de chantilly, acrescente morangos cortados, reservando dois morangos para a decoração. Coloque uma camada do brigadeiro de colher, e decore com um morango cortado em fatias. 

Sirva gelado.

SERVIDOS???