quinta-feira, 24 de julho de 2014

E O GALO RE-CONQUISTA A AMÉRICA

Fábio Almeida

Praticamente um ano após conquistarmos a América, de novo no Mineirão... 

Praticamente um ano após ACREDITARMOS até o último momento, de novo pela frente um velho conhecido da Copa CONMEBOL numa final de um torneio internacional...

Praticamente um ano após a maior festa da história do Mineirão, de novo muito sofrimento!! 

Já virou até jargão atleticano: " Se não é com muito sofrimento, não é GALO..."



Estávamos lá, cerca de 55 mil atleticanos, no nosso velho e conhecido " salão de festas", para a disputa de mais um título internacional, o segundo em menos de um ano.

Muita festa e expectativa, o time completo, tudo perfeito...

Fora a desorganização da Minas Arena.



Aproveito para criticar duramente as grandes "cabeças pensantes" que gerenciam o Gigante da Pampulha. Não é possível que alguém com um mínimo de consciência esportiva decida executar a "busca pessoal" junto aos torcedores logo após o portão de entrada para a esplanada do Estádio, causando tumulto, brigas e várias discussões. E na saída dos torcedores...o mesmo problema...Abre o olho MINAS ARENA!!

E o jogo??

Bem, como já era esperado, a partida começou truncada, com cara de Libertadores, e logo aos 7 minutos, gol de Diego Tardelli, de pênalti, o 100 gol com o manto alvinegro...Muita festa, a massa enlouquecida entoava o hino do clube...

Parecia fácil...

Parecia...



Praticamente no minuto seguinte, vacilo total do setor esquerdo da defesa, com Réver totalmente pedido no início do jogo, e o empate veio para sacramentar e garantir que aquela noite de quarta-feira prometia fortes emoções, uma rotina para o atual Campeão da América...

A proposta do Lanus era clara, cozinhar o jogo, tocar a bola para quem sabe nos últimos 20 minutos partir para o abafa, conseguir o gol da vitória e levar o jogo pra prorrogação. 

No entanto, para felicidade dos hermanos, veio o 2 gol, puro oportunismo de Santiago Silva.    



No entanto, a torcida continuou empurrando o time e em bela jogada de Marcos Rocha, gol de Maicosuel, como se fosse o Jô, que lutava, lutava e...lutava...e só!!

Fim do 1 tempo, 2 x 2 e tudo indicava que o título estava bem encaminhado.

Eis a surpresa!! O time do Lanus simplesmente anulou o Atlético no segundo tempo, adiantando a marcação e travando qualquer jogada do atual campeão da América, seja pelas laterais ou seja pelo toque de bola no meio de campo. Ronaldinho perdeu o que poderia ser o gol do título, e o contra-ataque era a proposta do clube alvinegro, que poderia ter "matado" o jogo pelo menos duas vezes.



Apesar dos pesares, o Galo conseguiu segurar o ímpeto do time argentino, com chutões para frente, para o lado e até para o inferno, se fosse possível!!

E aos 48 minutos do 2 tempo, quando a torcida já entoava a velha canção "Vou Festejar", novo gol do Lanus, numa bobeada geral da defesa, sacramentando no tempo normal o placar de 3x2. 

Definitivamente a noite seria inesquecível!! EU ACREDITO!!

E veio a prorrogação!!



O Atlético voltou melhor postado em campo, tocando a bola e em bela jogada pela esquerda, gol do menino maluquinho Luan, o xodó da massa!! 

Loucura total!! O empate era nosso!!

O Estádio explodiu novamente!!

Já no final, o gol contra que selou a virada e o título. Victor Ayala, recuou bisonhamente, enganando Marchesin e definindo o 4 a 3!!

A torcida, enlouquecida, entoou sem dó nem piedade o "É Campeão"

O Galo RE-conquistava a AMÉRICA!!

E eu estava lá!! 

terça-feira, 22 de julho de 2014

RESENHA DO DIA: "O HOMEM DUPLICADO"

Fábio Almeida

Baseado no livro homônimo de José Saramago, trata-se de um filme ao mesmo tempo fascinante e dos mais estranhos dos últimos anos.

Como não li o livro, busquei resenhas nos mais diversos sites especializados, e ao que tudo indica, o filme é na maior parte fiel ao livro do famoso escritor.

No entanto, o mais interessante e ao mesmo tempo mais irritante nesse filme totalmente fora dos padrões normais do cinema atual são as diversas interpretações para o roteiro, deixando o espectador às vezes confuso, às vezes incomodado e às vezes inclusive com aquele sentimento que foi enganado pelo roteirista e pelo Diretor.

Não podemos deixar de destacar a bela fotografia, o clima de suspense que na maioria das vezes funciona, a bela atuação de Jake Gyllenhaal e a excelente trilha sonora.

Enfim, um filme que foge do lugar comum e que merece ser visto...Se você vai gostar ou não, são "outros quinhentos"...Ah, e se alguém conseguir explicar o final inexplicável, é só enviar um email...

Eu gostei!! 






sexta-feira, 18 de julho de 2014

VANCOUVER/CANADÁ - THE PHANTON RUN - 12 KM

Fábio Almeida

Após uma noite proveitosa envolvendo a degustação de brejas canadenses e o consequente sono dos justos, iniciamos bem cedo as atividades do nosso segundo dia no Canadá, por volta das 07hs, ainda com as ruas vazias e aquela sensação de ressaca (a cidade, não o blogueiro).



Utilizando o GPS adquirido numa loja BEST BUY, quando da chegada a Vancouver, deslocamos até a região de North Vancouver, pela saída nr 22 da auto estrada 01, onde participaria da corrida The Phantom Run - 12Km, no interior do Lynn Valley  (The Lower Seymour Conservation Reserve).

Durante o trajeto, um belíssimo nascer do sol, excelente estímulo para o desafio que viria, ou seja, corrida de 12km no interior do parque, acompanhado de lagos, montanhas e muita natureza.


Sempre que viajamos, costumo pesquisar na internet nos diversos sites especializados em corridas de rua, por eventos nas cidades as quais iremos visitar, afinal de contas, turismo também é sinônimo de esporte e saúde. Tive a oportunidade de participar de corridas de rua em Atlanta e Chicago, sempre muito organizadas e prazerosas. 




O frio era intenso, cerca de 2 graus, no entanto a dificuldade e o desafio eram estimulantes.






Depois do necessário aquecimento, pois sinceramente, era difícil permanecer estático naquele frio, iniciamos os preparativos para o grande desafio, pois seria a primeira prova acima dos 10 quilômetros que teria a oportunidade de participar, acompanhado do frio quase insuportável e o terreno extremamente irregular.


Éramos cerca de 300 participantes, prontos para o desafio e ansiosos pelo início da prova.


Religiosamente no horário previsto, às 10hs, iniciamos a prova. Tive o grande prazer de filmar os primeiros metros da prova, como vocês podem verificar no pequeno vídeo abaixo. Como todo início de prova, todos os participantes estavam extremamente risonhos, tranquilos e aquecendo o esqueleto para os verdadeiros obstáculos à frente.




Os primeiros 5 quilômetros foram no interior do Lynn Valley, onde tive a oportunidade de apreciar belas paisagens, com árvores monumentais, pontes, riachos e a natureza como companheira inseparável.

Na metade da prova, por volta do Km 6, o necessário "pit stop", numa subida extremamente ígreme, onde tivemos a necessária hidratação, e a oportunidade de degustar uma fruta ou uma barra de cereal.


Após cerca de 8 quilômetros de intensas subidas e terrenos totalmente irregulares, o ápice do desafio: chegar ao Bottletop... Momento ideal para registrar aquele momento único. 



Entre o quilômetro 9 e 12, iniciamos a  parte final do trajeto. Foram 3 quilômetros com muitas descidas ígremes, e claro, cuidado redobrado, pois a natureza pode ser traiçoeira...


Ao final, a sensação de dever cumprido e a alegria dos vencedores. A organização da prova ainda nos proporcionou um verdadeiro almoço pós-prova, com sopa, suco, frutas, barras de cereal e tudo o que é necessário para a recuperação imediata.

 Próximo sonho: Meia Maratona...Será??








RESENHA DO DIA: "TRANSFORMERS - A ERA DA EXTINÇÃO"

Fábio Almeida

Nunca fui muito fã da franquia TRANSFORMERS no cinema!! Saudades da época do desenho animado!!

Ainda mais tratando-se de um filme do Michael Bay! 

Na minha opinião, esse quarto filme é apenas o "menos pior" dentre todos os 4, e, ainda bem, o mala do Shia LaBeouf está fora. O único ponto alto: os efeitos visuais, que devem levar o Oscar em 2015...  

Quer saber? "A ERA DA EXTINÇÃO" tem loooooongaaasss 2 horas e 40 minutos com a mesma receita dos filmes anteriores: um punhado de robôs brigando entre si qualquer que seja o motivo, muita destruição (típico do diretor), um punhado de humanos correndo pra lá e pra cá, algumas boas piadas e a bandeira do EUA em todo lugar!! E só!!

Se os outros 3 filmes lhe agradaram, será um prato cheio!!

Ah, tente contar o número de marcas famosas que aparecem no filme fazendo "merchandising"!! Contei até 25 e cansei!!





quarta-feira, 16 de julho de 2014

RESENHA DO DIA: "GREASE - NOS TEMPOS DA BRILHANTINA"

Fábio Almeida

Outro clássico do cinema que tive a oportunidade de assistir graças ao Projeto "Clássicos do Cinema" da rede CINEMARK

Afinal de contas, não é qualquer dia que temos a oportunidade de assistir na telona um clássico do final do anos 70, considerado por muitos o melhor e maior musical de todos os tempos. E outra: sempre tive a curiosidade de assistir esse filme, pois é muito comum em bailes de formatura e festas de casamento nos depararmos com partes desse clássico, geralmente em telões, embalados pela excelente trilha sonora!!

Um filme extremamente alegre, alto astral, efervescente e que apresenta um John Travolta sensacional, tanto na parte da interpretação de seu personagem e como dançarino. Era o auge da carreira do ícone!!

O roteiro mostra de forma muito competente a rebeldia necessária para a mudança social que acontece de tempos em tempos e que é bandeira dos jovens ocidentais. Estamos falando dos famosos anos 50, o auge do capitalismo mundial.

Curiosidade: Grease teve o orçamento de US$ 6 milhões, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 360 milhões nas bilheterias de todo o planeta. Um absoluto sucesso de público e crítica!!

Enfim: muita irreverência, amizade, primeiro amor, jovens iniciando a vida adulta...Impossível não sair da sala de cinema sem aquele sorriso nos lábios...

Imperdível!






segunda-feira, 14 de julho de 2014

CINEMA: O IMPERDÍVEL CURTA-METRAGEM "LIGHTS OUT" - ASSISTA, SE TIVER CORAGEM!!

Fábio Almeida

Estava tranquilamente lendo a revista MUNDO ESTRANHO, que confesso, sou assinante há anos e acho muito divertida, principalmente pela sua abordagem totalmente "cool" e despretensiosa envolvendo tanto assuntos de interesse geral quanto idiotices e a famosa "cultura inútil", e me deparo com o link deste curta-metragem de alcunha LIGHTS OUT, dirigido pelo sueco David F. Sandberg, e vencedor do prêmio de Melhor Diretor num Festival de Curtas de Terror "Who's There" da Bloody Cuts Filmsem 2013.


Pois é...Quem nunca passou a noite sozinho em casa e teve a ligeira impressão que mais alguém acompanhava os seus passos? Quem nunca, já deitado na cama e pronto para dormir, teve a impressão que alguém estaria no corredor da sua casa? Quem nunca...

Bem, veja o vídeo...Serão os 3 minutos mais longos da sua existência!! Eis a sua dose de cagaço do dia!!



quinta-feira, 10 de julho de 2014

RESENHA DO DIA: "OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE"

Fábio Almeida

Finalmente tive a oportunidade de assistir esse clássico do cinema americano e mundial, tudo devido à iniciativa do projeto Clássicos Cinemark, dedicada a obras consagradas do cinema.

Impressionante o carisma demonstrado pelo ícone John Travolta nesse filme (Acredite, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1978!!), daí a óbvia consequência: seu personagem Tony Manero é um dos mais lembrados da história do cinema. Outro diferencial: como o filme retrata de forma emblemática a cultura pop do final do anos 70.

Sinceramente, até esperava mais do filme em si, pois alterna excelentes momentos, como os primeiros 25 minutos e as cenas de dança na épica discoteca 2001 Odyssey, com momentos dispensáveis, como os últimos 20 minutos do filme.

Mas, apesar do roteiro às vezes inconsistente, estamos diante de excepcionais melodias dos Bee Gees (Stayin’ AliveHow Deep Is Your LoveNight Fever More than a Woman) e de uma química filme/espectador poucas vezes vista na história do cinema.

Um deleite presenciar John Travolta e seu Tony Manero vestindo camisas de poliester, correntes no pescoço, calça boca de sino, atravessando a pista tal qual um cossaco ao som de "YOU SHOULD BE DANCING", dos Bee Gees.

Não deixe de assistir!! 




segunda-feira, 7 de julho de 2014

RESENHA DO DIA: "O MENINO NO ESPELHO"

Fábio Almeida

Baseado na obra do escritor Fernando Sabino, o filme retrata de forma bastante competente a vida das crianças que cresceram brincando e se divertindo "na rua", ao contrário dos dias de hoje, escondidas em quartos diante de computadores/celulares/televisões.

Impossível não remeter à minha própria infância na cidade de Passos, interior de Minas Gerais. Com certeza muitos na faixa dos 40 anos oriundos de alguma cidade do interior desse país ficarão imersos numa catarse junto ao personagem principal, que nada mais é que o próprio escritor. Detalhe: a cidade de Cataguases, interior de Minas Gerais, foi utilizada como set de filmagens.

Um filme que mostra de maneira muito bacana a inocência das crianças daqueles idos de 1930 (Era Vargas), as brincadeiras, aspirações, amores, medos e o modo de vida que nos dias atuais pertencem apenas aos livros de História.

Impossível não se identificar com pelo menos uma das várias histórias enfrentadas por Fernando no filme. Afinal de contas, quem nunca quis ter um clone (ou irmão gêmeo), para mandar fazer as tarefas chatas e ficar com os momentos de alegria e tranquilidade?

Na minha opinião, IMPERDÍVEL!! 




quinta-feira, 3 de julho de 2014

RESENHA DO DIA: "O QUE OS HOMENS FALAM"

Fábio Almeida

O filme apresenta cinco episódios com a duração de cerca de 25 minutos cada, muito bacanas, bem humorados e muito diferentes entre si.

Com ótimos atores e interpretações interessantes (destaque para a participação do astro argentino Ricardo Darin), não estamos diante de nenhuma obra prima, mas trata-se de um filme bem interessante, que consegue traçar um competente e raro retrato do universo masculino da geração entre os 40 e 50 anos, seus medos, desejos e fraquezas. Há o divorciado arrependido, o marido traído, o pai recente que se dá mal quando se arrisca no adultério, o marido broxa, o marido destemperado...

Um ótimo filme para aquela noite de terça-feira após um dia de trabalho!!

Diversão garantida!!



terça-feira, 1 de julho de 2014

TURISTAS BELGAS EXPERIMENTAM CERVEJAS POPULARES NO BRASIL

Fábio Almeida

Confesso que sou fã declarado das cervejas belgas!! Afinal de contas, quem nunca degustou ou pelo menos ouviu falar da Stella Artois, Alken Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Leffe ou Hoegaarden, as mais conhecidas daquele país??

Pois é, mas esse post não é sobre as excelentes brejas belgas!! 



O jornal O TEMPO publicou um vídeo muito interessante, onde 03 turistas belgas em plena COPA DO MUNDO no país foram submetidos a uma dura prova de fogo: degustar as principais cervejas populares do Brasil, de Kaiser a Itaipava, de Skol a Brahma...

Pois bem, os caras degustam a todo momento as melhores cervejas do mundo...O resultado??? Logo abaixo...

Alguém se habilita????