domingo, 29 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "JOGOS VORAZES - A ESPERANÇA - PARTE 2"

Fábio Almeida

Mais uma franquia que chega ao fim!!

De uma maneira geral, gostei bastante dos 3 primeiros filmes, especialmente do segundo ("Em chamas).

Já o capítulo final, achei decepcionante!!

Alguns pontos negativos, na minha opinião: Final "a la" Crepúsculo misturado com novela da Globo, previsível demais, pouquíssimas cenas de ação, alguns personagens totalmente desnecessários, incluídos no roteiro apenas para morrer e, além disso, as questões políticas muito bem abordadas nos outros filmes, que perdem espaço e relevância nesse capítulo final.

Enfim, a franquia deixa sua marca na cultura pop e Katniss como ícone de uma geração, no entanto, esse capítulo final nos deixa com aquela ligeira sensação de que tudo poderia ter sido feito de outra maneira.










sábado, 28 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "QUANTO MAIS QUENTE MELHOR"

Fábio Almeida

Uma das melhores idéias dos últimos anos foi a criação do festival semanal "Clássicos Cinemark", oportunidade única para assistirmos na telona filmes que marcaram época.

Dessa vez não foi diferente: essa comédia de 1959 assinada pelo "mestre" Billy Wilder é simplesmente sensacional!!

A conhecida história de Joe e Jerry, dois músicos de orquestras de jazz que acabam sendo testemunhas de um massacre, são perseguidos implacavelmente por gângsteres e se disfarçam de mulheres para fugir para Miami, deveria ser exemplo a ser seguido pelas comédias dos dias atuais.

E o melhor: a orquestra de mulheres, onde Joe e Jerry se infiltram, conta com a cantora "Sugar Kane", vivida por ninguém menos que Marylin Monroe, no auge de sua carreira e popularidade.

Fiquei surpreendido com a inteligência e o bom humor do roteiro, além dos diálogos marcantes e inspirados. 

Uma verdadeira aula de cinema!!

Imperdível!!  



RESENHA DO DIA: "LA DOLCE VITA"

Fábio Almeida

Outro clássico do cinema, considerado um dos melhores filmes da década de 60, que só tive a oportunidade de assistir devido ao excelente projeto desenvolvido pelo "Cine Belas Artes" de Belo Horizonte.

Verdade seja dita: é bem superior ao recente "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, com o qual "A Doce Vida" é sempre comparado.

A famosa história de Marcello, um jornalista que cobre o mundo das celebridades e da alta sociedade romana na década de 50 é belíssimo, uma crítica aberta à sociedade italiana, retratando sua decadência, marcada pela superficialidade e futilidade.

E a famosa sequência da Fontana di Trevi, onde ocorre o sensual banho da atriz sueca Anita Ekberg, sempre lembrado como uma das cenas mais marcantes da história do cinema, é um deleite a parte.

Imperdível!!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "STAND BY ME DORAEMON"

Fábio Almeida

Confesso que só conheci o famoso personagem japonês Doraemon, o gato cósmico robótico vindo do futuro, nessa boa animação que retrata exatamente as diversas variáveis envolvendo "viagens no tempo". 

E este é simplesmente o 35 filme do personagem, que é uma verdadeira febre no Japão.

Apesar da história muito bacana e madura, dos detalhes culturais japoneses bem diferentes daqueles aos quais estamos acostumados e dos personagens cativantes, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, na minha opinião, até o nível das animações americanas, principalmente na narrativa e se compararmos com a "Pixar" e a "Disney".

No mais, gostei da experiência e recomendo, e com certeza vou adicionar novas animações japonesas na minha lista futura cinematográfica.




domingo, 15 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "CHINATOWN"

Fábio Almeida

Finalmente consegui assistir, depois de décadas, a esse verdadeiro clássico do cinema, graças ao projeto "Clássicos Cinemark", semanalmente em cartaz em Belo Horizonte.

Ratifico o que já foi escrito pela grande maioria da crítica especializada: Roman Polanski conseguiu rodar uma verdadeira "obra-prima", um representante único e marcante da categoria "filme noir", com fotografia sensacional, trilha sonora diferenciada e roteiro complexo, cheio de reviravoltas e um final inesquecível, além, é claro, de um Jack Nicholson em grande forma no papel de um detetive particular.

Chinatown entrou fácil na minha lista de melhores filmes de todos os tempos!

Imperdível!!



sábado, 14 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "ALIANÇA DO CRIME"

Fábio Almeida

Finalmente decidi ir ao cinema assistir um filme do Johnny Depp depois de um bom tempo!!

Afinal de contas, os últimos filmes do astro foram verdadeiras bombas.

Eis um típico filme de "gângster americano", com os ingredientes de sempre: chefão temido, violência, alianças com o poder público, máfia, laços de sangue e tantos outros clichês do gênero.

O elenco está ótimo, e Depp é assustador e um dos destaques, a direção é firme e o roteiro consegue equilibrar tensão, dramaticidade, ação e humor e faz, no mínimo, um bom filme policial.

Vale a pena conferir!!



domingo, 8 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "007 CONTRA SPECTRE"

Fábio Almeida

Da nova série de filmes com Daniel Craig, é pior que "Skyfall" e no mesmo nível de "Quantum Of Solace" e "Cassino Royale".

Eis um típico filme da franquia, com os clichês de sempre, ou seja: carrões, "bond girls" belíssimas, organizações criminosas internacionais, um ótimo vilão (Christoph Waltz) e Daniel Craig em grande forma.

As cenas de ação são excelentes (destaque para a cena inicial do filme), as locações na Áustria, Itália e na belíssima Londres são de tirar o fôlego, e o elenco de apoio agrada.

Enfim, possui todos os ingredientes que um filme de James Bond precisa ter.

Entretenimento de primeira!!





sexta-feira, 6 de novembro de 2015

RESENHA DO DIA: "DIVERTIDA MENTE"

Fábio Almeida

Muito, mas muito bacana mesmo!!

Pixar arrebentando de novo, com um roteiro extremamente criativo, personagens cativantes (a dupla "Alegria" e "Tristeza" é o destaque!!), bom humor, piadas inteligentes e que agrada tanto crianças quanto adultos.

Impressionante como o roteiro consegue contemplar temas sérios e divertir ao mesmo tempo.

Imperdível!!




RESENHA DO DIA: "PONTE DOS ESPIÕES"

Fábio Almeida

Na minha opinião, eis um Spielberg em grande forma!!

Consegue retratar a Guerra Fria sem o patriotismo americano exagerado da maioria das produções do gênero, e tem o grande mérito de focar em diálogos afiados, roteiro consistente, fotografia belíssima e ótimas atuações (Tom Hanks e Mark Rylance em destaque), ao invés de cenas de ação ininterruptas e heroísmo exacerbado.

A maneira extremamente didática ao qual a Guerra Fria é retratada também é outro ponto forte da trama, que ainda apresenta ótimos momentos de drama e suspense.

Ah, e não podemos esquecer que o roteiro é um presente dos irmãos Coen.

Conclusão: Steven Spielberg e Tom Hanks novamente na festa do Oscar.