E vamos para o segundo post da série sobre o desempenho da seleção brasileira na Copa de 1982, em comemoração aos 30 anos daquele fatídico 05 de julho de 1982, que culminou com a eliminação daquele timaço. Para saber tudo sobre a origem e os jogos iniciais daquele time dos sonhos, clique aqui.
Hoje vamos relatar o jogo de estréia naquela Copa, contra a URSS, contribuição da revista PLACAR de julho/2012.
1 - BRASIL 2 X 1 URSS (14 DE JUNHO)
Em 1982, a seleção brasileira fez 06 amistosos (04 vitórias e 02 empates) e uma temporada de preparação em Portugal, antes da estréia contra a União Soviética, o adversário mais difícil do grupo.
A tensão eletriza Sevilla. Aos 33 minutos, o meia Bal dispara um chute da intermediária que parece defensável. "Quando a bola quicou, esperava que viesse ao meu peito, mas ela saiu mais ou menos do lado do meu braço. Fui tentar bater com o braço, e acabou entrando", diz o goleiro Waldir Peres. O Brasil vai para o vestiário em desvantagem.
No intervalo, Telê decide pela entrada de Paulo Isidoro, titular desde o Mundialito de 1981. Ele substitui Dirceu, canhoto escalado para jogar na direita. Ser sacado às vésperas do Mundial é uma mágoa que Isidoro não disfarça.
" Achei que não era bom falar para não atrapalhar o ambiente do grupo. Mas fiquei muito chateado com a não escalação. E principalmente por perder o lugar para um ponta esquerda, canhoto, fora de posição. Achei uma medida errada que o Telê fez naquele momento", diz Isidoro.
O Brasil volta melhor, com mais volume de jogo. Mas o empate só vem aos 30 minutos. Sócrates dribla dois adversários e de fora da área manda um balaço. Um golaço para ver e rever todos os dias!!
A sensação de alívio só se completaria a 2 minutos do final, quando Paulo Isidoro, na direita, toca para Falcão, que deixa a bola passar no meio das pernas. Na corrida, Éder levanta a bola e manda outro míssil. "Eu só deixei a bola passar porque o grito do Éder foi muito forte e me induziu a pensar que ele estava numa situação muito boa. Ele foi para a bola já sabendo o que iria fazer", conta Falcão.
Simplesmente um dos gols mais bonitos da história das Copas na opinião deste blogueiro, uma verdadeira pintura!!
Abaixo os gols daquela estréia simplesmente SENSACIONAL!!
" Tudo que poderia ter sido feito para atingirmos o máximo foi feito. E, se for insuficiente em relação a alguém, saberemos, com infinita tristeza, reconhecer tal superioridade nobremente" - Sócrates, Edição 630 da revista PLACAR, 18/06/82, em seu Diário da Copa - ALGO PROFÉTICO.
Notas: A seleção brasileira levou apenas 02 cartões amarelos nos 05 jogos da Copa de 1982. Assim, ganhou o prêmio FAIR PLAY da FIFA pela primeira vez. Repetiu a dose em 1986, 1994 e 2006.
- Dos 10 melhores da Copa, 03 foram brasileiros. Falcão foi eleito o segundo melhor pela eleição da FIFA. Zico ficou em quinto e Sócrates em sexto. O italiano Paolo Rossi foi considerado o melhor.
No próximo post a goleada brasileira no segundo jogo daquela Copa: BRASIL 4 X 1 ESCÓCIA.
- CRÉDITOS -
Revista PLACAR Julho/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!
FORÇA NA LUTA!!