A partir de hoje iniciamos uma série muito interessante: 50 histórias que costumam ser contadas pelos belo-horizontinos nos últimos 116 anos...Cortesia dos jornalistas João Renato Faria e Paola Carvalho (Veja Bh).
Fábio Almeida
1 - Uma “bruxa” morava no lugar onde foi construído o Palácio da Liberdade?
Para a construção da capital, os antigos habitantes do Curral del Rei foram removidos do vilarejo, e suas casas, demolidas.
Onde está hoje o Palácio da Liberdade ficava a residência de uma mulher conhecida como Maria Papuda, que era mesmo tida como bruxa na vizinhança. Ao ser desalojada, ela jogou uma “maldição” sobre os futuros hóspedes do prédio, que seria a sede do poder estadual: governadores morreriam ali, no exercício do mandato.
As mortes de Silviano Brandão (1848-1902) e João Pinheiro (1860-1908) acabaram dando força à história. Depois, ainda morreram enquanto moravam lá Raul Soares (1877-1924) e Olegário Maciel (1855-1933). Só na gestão de Juscelino Kubitschek (1902-1976), na década de 50, o Palácio das Mangabeiras foi construído e passou a abrigar a família dos chefes do governo estadual.
VERDADE OU MENTIRA?
VERDADE!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!
FORÇA NA LUTA!!