Organizar uma noite de queijos e vinhos não é nada fácil, mas vale a pena experimentar!
Como amantes de um bom vinho acompanhado de saborosos queijos, não perdemos a oportunidade de preparar uma agradabilíssima noite de queijos e vinhos na última sexta-feira.
Como amantes de um bom vinho acompanhado de saborosos queijos, não perdemos a oportunidade de preparar uma agradabilíssima noite de queijos e vinhos na última sexta-feira.
Abaixo algumas regras básicas envolvendo harmonização de vinhos e queijos, lembrando que não somos experts e tampouco profissionais no assunto, apenas amantes das boas coisas da vida.
- 1º Passo: escolha dos queijos
Existem vários tipos de queijo, seguem alguns deles (já que somente na França existem mais de 360 tipos de queijos):
O ideal é que se escolha pelo menos dois tipos de queijos suaves, médios e fortes. No momento da compra, é ideal e necessário que se observe a validade, a consistência, tamanho (para duas pessoas, de 150 a 200 gramas de cada), e os mesmos devem estar sob refrigeração. Lembrando que os queijos devem ser retirados da geladeira até 30 minutos antes de servi-los.
Os queijos devem ser servidos em pedaços (jamais em quadradinhos), em uma tábua de madeira, vidro ou acrílico, sem rótulos, e ainda, que possuam pelo menos uma faca para cada tipo de queijo (evitando a alteração de sabores).
É aconselhável, também, que seja servida alguma pasta de queijo, com torradas, pães ou biscoitinhos, que não sejam temperados.
Dos queijos acima, escolhemos:
- Um suave (queijo azul em pasta), é uma pasta de queijo processado a partir do queijo de mofo azul, de consistência cremosa, produzido na região Franche-Comté, no leste da França.
- Três médios: Emmenthal em pasta (também produzido na região Franche-Comté, no leste da França), Camembert (também cremoso, com mofo, da região da Normandia, no noroeste da França), o queijo Brie (produzido na região de Brie, na França);
- E um forte: Parmesão (de origem Italiana).
- E um forte: Parmesão (de origem Italiana).
- 2º Passo: escolha de Vinhos
Existe uma regra para a escolha de vinhos: queijos suaves (vinhos tinto leves), queijos médios (vinhos tintos leves, brancos secos ou meio secos), e queijos fortes (vinhos tintos encorpados).
O ideal é que seja servido mais de um tipo de vinho, mas optamos por um um vinho Nedeburg Shiraz, South Africa.
- 3º Passo: escolha de pães
Para acompanhar as pastas, e intercalar os queijos, é ideal a escolha de alguns pães, torradas e biscoitos. Preparamos algo muito simples, e que ficou saboroso. Pegue um copo de vodka (sua boca é bem pequena), corte o pão de forma em círculos. Na primeira metade, acrescentamos manteiga e orégano, e levamos ambas as partes no forno médio, por 5 minutos. O resultado ficou assim:
- 4º Passo: frutas
É aconselhável também, a escolha de algumas frutas para degustar entre um queijo e outro. Tais como maçã vermelha, pera, pêssego dentre outras.
- 5º Passo: sobremesa
Para sobremesa escolhemos uma Torta de Chocolate:
Ingredientes:
1 Pacote de biscoito maisena
2 latas de leite condensado
1 medidas de leite integral
3 gemas de ovos
4 Colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de manteiga
Cerejas para decorar
Cacau em pó para decorar
Modo de fazer:
Molhe o biscoito maisena no leite com chocolate em pó (deixe-o mais firme). Em um refratário, faça 3 camadas com o biscoito já molhado.
Creme Branco:
Em uma panela, acrescente uma lata de leite condensado, 3 gemas peneiradas e uma colher de manteiga. Mexa até que fique em creme (mas sem a liga para o brigadeiro). Reserve.
Creme de Chocolate:
Em uma panela, acrescente uma lata de leite condensado, 4 colheres de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga. Deixe no mesmo ponto anterior (sem que faça liga de brigadeiro). Reserve.
Montagem:
Depois que o creme branco estiver mais frio, despeje-o sobre os biscoitos maisena, e espalhe homogeneamente.
Assim que o creme de chocolate estiver frio, acrescente-o de forma devagar sobre o creme branco.
Decore com cacau em pó, lascas de chocolates (ou ramas), e cereja.
Outras Dicas:
- Na noite de queijos e vinhos, não se esqueça da água. É essencial para degustação dos vinhos e queijos. Lembrando sempre que a regra é a água depois da comida, mantendo sempre vinho + queijo, para apreciar seus sabores;
- O ideal é que sejam servidos mais de 02 tipos de queijo de cada (suave, médio e forte);
- O ideal é que sejam servidos mais de 02 tipos de queijo de cada (suave, médio e forte);
- Coloque pratos de sobremesa individuais e garfinhos (espetinhos) para que as pessoas sirvam seus queijos.
- Não se esquecer de guardanapos à disposição na mesa;
- Se servir frutas, nunca sirva frutas ácidas para não atrapalhar a degustação dos vinhos e queijos.
Bom Apetite!!
Bom Apetite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!
FORÇA NA LUTA!!