Pesquisar neste blog:

sábado, 22 de fevereiro de 2014

DA SÉRIE: HISTÓRIAS QUE COSTUMAM SER CONTADAS POR BELO-HORIZONTINOS - (01)

A partir de hoje iniciamos uma série muito interessante: 50 histórias que costumam ser contadas pelos belo-horizontinos nos últimos 116 anos...Cortesia dos jornalistas João Renato Faria e Paola Carvalho (Veja Bh).

Fábio Almeida

1 - Uma “bruxa” morava no lugar onde foi construído o Palácio da Liberdade?



Para a construção da capital, os antigos habitantes do Curral del Rei foram removidos do vilarejo, e suas casas, demolidas. 



Onde está hoje o Palácio da Liberdade ficava a residência de uma mulher conhecida como Maria Papuda, que era mesmo tida como bruxa na vizinhança. Ao ser desalojada, ela jogou uma “maldição” sobre os futuros hóspedes do prédio, que seria a sede do poder estadual: governadores morreriam ali, no exercício do mandato. 

As mortes de Silviano Brandão (1848-1902) e João Pinheiro (1860-1908) acabaram dando força à história. Depois, ainda morreram enquanto moravam lá Raul Soares (1877-1924) e Olegário Maciel (1855-1933). Só na gestão de Juscelino Kubitschek (1902-1976), na década de 50, o Palácio das Mangabeiras foi construído e passou a abrigar a família dos chefes do governo estadual.


VERDADE OU MENTIRA?

VERDADE!!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

RESENHAS DA SEMANA: "ELA", "TRAPAÇA" E "47 RONIN"

Por Fábio Almeida

1 - ELA

Um dos mais belos, sensíveis e originais romances do cinema nas últimas décadas!! Superou (e muito!!) minhas expectativas!! Os protagonistas?? Um ser humano e uma máquina!! Roteiro magnífico, na minha opinião OSCAR garantido na categoria Roteiro Original! Ao invés de um futuro com carros voadores e viagens a outros planetas, um futuro simples, triste, individualista, melancólico, onde a tecnologia fornece apenas meios de encontrar um verdadeiro amor pela Internet, fazer sexo virtual e outras coisas triviais...O Diretor ainda nos reserva um final sensacional...Imperdível!!


2 - TRAPAÇA

Muito bom filme!! Apesar do ritmo um tanto quanto irregular, as vezes lento em excesso, o filme apresenta personagens marcantes, onde ninguém é mocinho ou propriamente bandido!! Trilha sonora de primeira e elenco excepcional!! Difícil escolher entre Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper!! O quarteto está simplesmente sensacional!! E ainda conta com a participação de Robert De Niro, lembrando os bons e velhos tempos de Os Bons Companheiros!! Quer mais??




3 - 47 RONIN


Fraco!! Impressionante como muitas das vezes Hollywood consegue transformar a cultura de um país em pura caricatura, nesse caso, a cultura japonesa!! Mesmo em ritmo lento, o filme consegue a proeza de ter ótimos efeitos especiais, mas as cenas filmadas são tão ruins que não há como fugir da pergunta que não quer calar: Como os produtores conseguiram torrar 200 milhões de dólares nesse filme?? E o Keanu Reeves com a cara de pedra que relembra os velhos filmes do Charles Bronson?? Decepcionante!!



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

GUIA GASTRONÔMICO OFERECE DESCONTOS NOS RESTAURANTES DE BH

Por João Renato Faria - Veja BH

Comer bem e pagar pouco. Essa combinação irresistível é possível em 34 restaurantes bacanas de Belo Horizonte, como Atlântico, Benvindo, Ficus e Glouton. Eles participam do guia Duo Gourmet, que oferece um desconto caprichado aos clientes. Funciona assim: quem pedir um prato principal tem direito a outro prato de valor igual ou menor. Basta apresentar o cupom que vem encartado no caderninho.





Segundo Ana Laura Garcia, uma das idealizadoras do guia, não existe limite de valor. "A pessoa pode pedir qualquer prato do cardápio tradicional das casas", diz. Mas vale ficar atento, já que alguns estabelecimentos só aceitam o vale em determinados dias da semana. O objetivo, segundo Ana, é baratear o acesso à alta gastronomia. "Esse desconto incentiva as pessoas a frequentarem os restaurantes", diz.

O Duo Gourmet custa 49,90 reais vem com 34 cupons, uma para cada restaurante participante. Está à venda no site www.duogourmet.com.br e nos supermercados da rede Supernosso. Os cupons devem ser utilizados até o dia 30 de junho e parte do valor é doado para o projeto Força do Bem, que ajuda crianças carentes e pessoas hospitalizadas.

Confira os restaurantes participantes: 2013, 68 pizzeria, Alguidares, Arantes, Atlântico, Benvindo, Café do Museu, Cantina Piacenza, C'est Si Bon, Divino, Ephigênia Bistrô, Ficus, Glouton, GOmide, Gusto Osteria, Hermengarda, L'entrecôte, Magnífico, Marília Pizzeria, Mês Amis, Na Mata Café, O Conde, O Dádiva, Oak, Olegário Savassi, Osteria Degli Angeli, Paradiso, Pellegrino, Porcão, Preferido do Rei, Santafé, Trindade, Udon e Yakan.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PASSAGEIROS PODERÃO TER 24 HORAS PARA DESISTIR DE PASSAGENS AÉREAS APÓS A COMPRA

Direto do Blog MELHORES DESTINOS
Uma dos maiores motivos de insatisfação por parte dos leitores do MD – e da maioria dos brasileiros que compram passagens aéreas é a dificuldade em alterar ou cancelar a compra. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) resolveu entrar nessa queda de braço entre consumidor e companhias aéreas e, segundo matéria da Folha de S. Paulo, está planejando uma regra que obrigue as empresas a devolver o valor da passagem para quem desista da compra em até 24 horas.

Segundo o jornal, a intenção de estabelecer uma norma para o assunto foi comunicada há duas semanas às companhias aéreas, em reunião em São Paulo. Ainda não há prazo para a regra entrar em vigor. 
Trata-se do “direito ao arrependimento”, previsto no Código de Defesa do Consumidor e já usado, por exemplo, no comércio eletrônico. Outra inspiração da Anac, apresentada na reunião, é uma regra sobre o tema em vigor há dois anos nos EUA.
O texto americano obriga as empresas aéreas a reembolsar o passageiro, integralmente e sem cobrar taxas, se ele tiver mudado de ideia em 24 horas – e se a compra houver sido feita com mais de sete dias de antecedência.
Segundo a Folha, as empresas sugeriram que a lei daqui beneficie quem compre a passagem no mínimo 14 dias antes mas a Anac foi contra.
O argumento das empresas foi que seria complexo revender rapidamente passagens aéreas de quem desistisse e que seria necessário um prazo razoável para articular essa venda de modo a não afetar as receitas recebidas.
A lei dos EUA também permite outra alternativa à companhia aérea, menos usual: não cobrar nada pela reserva. Ou seja, o passageiro escolhe o voo, reserva o lugar e só paga depois de um dia.
No debate com a Anac, joga contra as empresas brasileiras o fato de duas delas (TAM e GOL) já serem obrigadas a cumprir o direito ao arrependimento para compras pelos sites americanos das duas companhias. Esses sites só permitem compra com cartões emitidos nos EUA.
Pelo cronograma da agência, as alterações nas regras de transporte serão submetidas a audiência pública no segundo semestre deste ano, para passar a valer em 2015.
Prejuízo
Como está hoje, as companhias aéreas encaram o direito de desistir e alterar a passagem como uma vantagem valiosa e cobram – bastante – por ela. Basta ver a diferença de preço entre as classes tarifárias superiores, que oferecem essa flexibilidade, são mais caras que as promocionais, quase sempre muito restritas neste quesito.  
A nova regra da Anac, se implantada, não deve causar impacto tão grande nesta questão, já que são apenas 24 horas de tolerância. Também não deve ser motivo, na nossa avaliação, para aumentos de preços ou redução de promoções. Afinal, trata-se de uma norma em vigor para os demais setores e mesmo na aviação em outros países.
Dada a pressão dos viajantes, a nova regra deve ser aprovada com ou sem o consentimento das empresas – se alguma delas for esperta e não estiver amarrada pelo corporativismo para isso, deveria anunciar essa medida antes mesmo da aprovação, como iniciativa própria, e pelo menos aproveitar o marketing de uma medida que acabará sendo obrigatória para todas.
De todo modo, que venha logo essa regulamentação e garanta aos passageiros de forma clara os benefícios aos quais já teriam direito enquanto consumidores!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

EMPRESA CANADENSE LANÇA CERVEJA PARA QUEM GOSTA DE MALHAR

Com antioxidantes, vitaminas e proteínas, a Lean Machine quer quebrar o mito de que exercício físico e cerveja não combinam


Para quem sempre achou que tomar aquela 'cervejinha' após fazer exercícios físicos não é adequado, a empresa canadense Vampt Brands quer quebrar esse mito. Por isso lançou uma cerveja que promete benefícios pós-treino, como recuperação dos músculos, reposição eletrolítica, melhora do sistema imunológico e ação anti-oxidante. Chamada de Lean Machine Ale, a bebida tem baixa caloria (77 kcal) e pouco açúcar, além de ter, segundo a empresa, alta densidade de nutrientes, como anti-oxidantes, proteínas e sete vitaminas diferentes. "Cada ingrediente foi especificamente colocado para acelerar a recuperação e a eficácia do exercício", diz a empresa em seu site.
A estratégia de marketing é focada na indicação da bebida para quem quer recuperação após prática de atividade física. O teor alcóolico também é bem menor do que as cervejas tradicionais: 0,5% contra 4,7%.
A produção, que ainda não começou, será em Calgary, terceira cidade mais populosa do Canadá, mas a empresa já abriu a pré-venda da bebida em seu site. Estão sendo vendidos pacotes de 24 unidades de 355 ml a 150 dólares (aproximadamente 360 reais). A expectativa é que ela comece a ser vendida no verão do Hemisfério norte, em junho.

- CRÉDITOS -
Site VEJA

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

RESENHAS DA SEMANA: "O LOBO DE WALL STREET", "A GRANDE BELEZA" E "TABU"

Por Fábio Almeida

1 - O LOBO DE WALL STREET

Excelente filme!! Um dos melhores do ano até agora, na minha opinião!! Politicamente incorreto ao cubo, Scorsese traz à tona uma das histórias mais amorais rodadas pelo cinema americano nos últimos anos!! Mostra de forma nua e crua como o capitalismo pode levar o ser humano ao céu e ao inferno pelo mesmo caminho! Os puritanos de plantão com certeza passarão longe da película!! Depravado, debochado ao extremo e com uma atuação simplesmente sensacional do sempre discriminado Leonardo Di Caprio!! O ritmo alucinante transforma as 3 horas de filme num piscar de olhos!! A cena onde o personagem interpretado por Di Caprio sofre os efeitos de uma potente droga é antológica! Entretenimento de primeira! Imperdível!!


2 - A GRANDE BELEZA

Excelente filme!! Existem claras referências ao clássico "A Doce Vida" de Fellini, quando acompanhamos a jornada hedonista de Jep Gambardella, escritor de um único e elogiado livro e repórter cínico de uma revista esnobe (Excelente atuação de Toni Servillo)!! Um retrato cruel e realista da alta sociedade de Roma e suas futilidades...Além, é claro, da eterna reflexão sobre o tempo e sua passagem, o belo e o feio, o efêmero e o eterno, o moderno e o clássico, o espiritual e o mundano, tudo apresentado com uma leveza e humor que nos fazem ver a vida com outros olhos...Imperdível!!



3 - TABU

Muito bom esse filme português!! Filmado em preto e branco, o roteiro é uma releitura do clássico homônimo de 1931, dividido em duas partes: A primeira, num ritmo lento, com belos cenários e ótimas atuações, ambientada na bela Lisboa, onde conhecemos Aurora, a personagem principal da história...A segunda parte, em flashback, na minha opinião, é sensacional, com um rigor técnico de cair o queixo, onde acompanharemos a história de amor, tragédias e desilusões envolvendo Aurora e Ventura, com as lindas paisagens da África Colonial como pano de fundo...Uma bela aula de cinema e uma homenagem inesquecível ao amor...



domingo, 9 de fevereiro de 2014

ONDE ASSISTIR OS JOGOS DA LIBERTADORES 2014

Por João Renato Faria (VEJA BH)

Pela primeira vez na história, Atlético e Cruzeiro estão juntos na competição continental.


Pela primeira vez desde que foi criada, em 1960, a Copa Libertadores da América terá Atlético e Cruzeiro juntos. Campeão da disputa que reúne os melhores do continente em 2013, o Galo defende o título que já foi conquistado duas vezes pela Raposa, em 76 e 97. A caminhada em busca do troféu começará na terça (11) para o alvinegro, que enfrentará o Zamora na Venezuela. Já o time celeste encara o Real Garcilaso no Peru na quarta (12).

Como os dois clubes disputarão as partidas longe de BH, a solução para os torcedores que quiserem a companhia dos amigos e uma cerveja gelada é ir a um bar conferir os jogos. Veja abaixo sugestões de lugares que terão as televisões sintonizadas nas estreias: 


A casa no Santo Antônio conta com 250 rótulos de cervejas especiais. As partidas serão transmitidas em dois televisores. Rua Cristina, 1270, Santo Antônio, ☎ 3586-9066, 17h/1h. Cartões:American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, VisaElectron


As partidas serão transmitidas apenas na unidade do Sion, que conta com uma TV de 80 polegadas. 
Rua Pium-í, 611, Anchieta, ☎ 3281-2644. 18h/1h (sáb., dom. e feriados a partir das 16h) Cc:MasterCard, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron


As partidas serão exibidas em um telão de 160 polegadas e também em quatro televisões, que variam entre 42 e 50 polegadas. Avenida Fleming, 294, Ouro Preto, ☎ 3498-7666. 17h/0h (qua. e qui. até 1h; sex. até 2h; sáb. 11h/2h; dom. 11h/23h). Cartões:American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, VisaElectron


A choperia, que conta com petiscos caprichados do cardápio, exibirá os jogos em dois televisores de 46 polegadas e uma televisão enorme de 70 polegadas. Rua Sergipe, 1187, Savassi, 3889-1187. 11h30/1h (qui. a sáb. até 2h30; dom. até 0h). Cartões:American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron;


Opção em Nova Lima, a cervejaria transmitirá as duas partidas dos times mineiros. 
Rua Ministro Orozimbo Nonato, 215 - lojas 17 e 18, Vila da Serra, Nova Lima. ☎ 3653-7491. 18h/1h30 (seg. 12h/15h; sex. e sáb. 12h/1h30; dom. 12h/19h). Cartões:MasterCard, Visa, MasterCard Maestro, VisaElectron


Transmitirá os dois jogos no telão do antigo cinema. No dia do jogo do Galo, também terá uma banda de jazz. Já na partida da Raposa, quem marca presença é o DJ Fernando 
Rua Levindo Lopes, 358, Savassi, ☎ 3582-5628. 18h/1h (qui. e sex. até 3h; sáb. 20h/3h; dom. até 1h). Cartões: American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron


Três televisões de 42 polegadas espalhadas pelo salão irão transmitir as partidas. 
Rua Bárbara Heliodora, 141, Lourdes, 3292-6905/7203, Rua Bárbara Heliodora, 141. 18h/0h30 (qui. e sex. até 1h30; sáb. 12h/1h30; dom. 12h/0h). Cartões:American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron


Os jogos serão exibidos em cinco TVs de 42 polegadas. Uma hora antes dos jogos, começa a rodada liberada de chope loira (34,90 reais), que vai até o apito final.
Avenida Getúlio Vargas, 809, Funcionários, ☎ 3223-2356. 11h30h/0h (qui., sex. e sáb. até 1h). Cartões:American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron


Os clientes poderão assistir às partida nas cinco TVs espalhadas pelo bar. 
Avenida Francisco Sá, 590,Prado. 3318-0842. 18h/2h (dom. a partir das 16h; fecha seg.). American Expess, MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron


A choperia vai transmitir os jogos em dois telões, um de 300 e outro de 250 polegadas. Cinco televisões de 50 polegadas reforçam as exibições. 
Rua Major Lopes, 172, São Pedro, ☎ 2535-1122. 18h/1h (seg. até 0h; sáb. 13h/2h; dom. 13h/23h). Cartões:MasterCard, Diners, Visa, MasterCard Maestro, Redeshop, VisaElectron

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CONHEÇA O BUSCH GARDENS, UM DOS PARQUES MAIS RADICAIS DOS EUA - TAMPA...

Por Fábio Almeida e Fabiane Teixeira

Bom, no ano de 2010, tivemos a oportunidade de visitar pela primeira vez o complexo dos Parques da Walt Disney World, em Orlando, além dos Parques do complexo Universal Studios. Os preparativos para uma viagem à Disney foram relatados aqui(vale a pena ler de novo!). Visitamos na ocasião o Magic Kingdom, Hollywood Studios e Epcot (Walt Disney World), Universal Studios e Island Adventure (Universal Studios) e SeaWorld.

Nesta viagem, não conhecemos o Animal Kingdom porque é um parque bem extenso, e não tínhamos tempo suficiente para tanto, já que é recomendado pelo menos um dia inteiro para conhecê-lo. 

Em nossa segunda ROAD TRIP, passamos mais uma vez pela cidade de Orlando, e escolhemos mais uma vez Universal Studios (Sensacional é o mínimo!!), e o Busch Gardens, que fica próximo a Orlando, na cidade de Tampa, ainda na Flórida.


Como chegar                                                                                                                            

Partido de Orlando, o parque fica localizado a aproximadamente 84milhas, ou seja, mais ou menos 2 horas de carro, numa rodovia, como de costume, de excelente qualidade, possibilitando inclusive um bate e volta sem maiores transtornos. 


Onde se Hospedar?                                                                                                                    

Ficamos hospedados em um hotel da rede Red Roof Inn, maiores detalhes veja o post aqui.

Sobre o Parque Busch Gardens                                                                                                

Quando o parque foi criado, em 1959, era uma espécie de zoológico, com a intenção de ensinar aos seus visitantes sobre a proteção da vida selvagem. E depois disso, foram acrescentando montanhas russas, lojas, restaurantes, e outras atrações. O Busch Gardens é um excelente e exótico encontro com o mundo africano, com aproximadamente dois mil animais, e, sinceramente, achamos um dos parques mais radicais do complexo.

Ingressos:                                                                                                                                 

Há quem goste de adquirir os ingressos ainda no Brasil! No entanto, preferimos comprar na própria bilheteria do parque, e tudo ocorreu sem qualquer anormalidade! Logo na entrada do parque, vários guichês/caixas eletrônicos, como na foto abaixo, estão disponíveis para a compra dos ingressos. É muito fácil, rápido e prático!


Recentemente (nem tanto), eles disponibilizaram a compra dos tickets pela internet, através do site www.orlandoticketsonline.com.br, acesse aqui. Também de forma prática e segura. Uma amiga adquiriu pelo site, e não teve qualquer problema para retirar os ingressos, que deve ser feito no escritório da empresa em Orlando, na International Drive.



Os valores dos ingressos sofreram reajuste em dezembro de 2012. E atualmente, o ingresso PARA APENAS um dia custa 81,60 dólares, para adultos, e a partir de 72,00 dólares para crianças. Pelo site, há a possibilidade de realizar o pagamento através de boleto bancário e de cartão de crédito. Na segunda hipótese sofre um pequeno reajuste.




Atrações Imperdíveis no Busch Gardens                                                                                                                            

Um lugar lindo! Com inúmeras atrações, e excelente lugar para ir com crianças. Dizem que o Busch Gardens é o parque dos pequenos! Será?






Uma das belíssimas atrações do local, é o Flamingo Island, com inúmeros Flamingos esbanjando sua beleza. Vale um passeio descompromissado. Admirando a natureza, e ingressando no ritmo do parque, que objetiva a interação do visitante com os animais.







Outra área muito interessante, que merece ser visitada é a dos Cangurus, Walkabout Way, um caminho divertido onde há a possibilidade de alimentá-los (mas as comidinhas fornecidas pelo parque!), brincar e tocá-los! Existem outros animais Australianos, mas os Cangurus.... atração predileta dos pequenos! 



Criança adora água! E no Bert & Ernies Watering Birdie, você pode dar um pequeno pit stop e levá-los para se refrescarem nos dias de sol e calor. São jatos de água, géisers e muita água! (Só passamos por lá... é claro que os grandões aqui não se divertiram nestas bandas, mas é bem bacana para quem estiver com crianças).

Ao fundo da foto ao lado, observa-se a imponência da Sheikra!

Aproveitando, Sheikra fica no Stanleyville, e é a mais radical de todas as montanhas russas que já experimentamos. Sheikra é construída bem nas ruínas de uma civilização africana, chegando a 61 metros de altura, para nos soltar em uma queda livre de 90 graus, a mais de 110 km/h! E tem aquela famosa "paradinha", para você sentir o abismo bem a sua frente, e cair...Prepare-se para fortes emoções! 

Dizem que Sheikra é a única deste estilo nas Américas e a terceira no mundo, mas as outras duas não a atingem em altura e velocidade! Atração imperdível! Ir em Tampa, no Busch Gardens e não ir na Sheikra é como ir a Roma e não ver o Papa!


A foto está muito ruim! Mas acho que dá para ver a nossa cara de desespero!




Outra atração imperdível é a Montu, que reproduz um cenário do Egito Antigo! Fantástico! A boa da vez são os famosos "loopings" em velocidades superiores a 96km/h, que dura os intermináveis 3 minutos mais longos da sua vida!




Completando a sensação de loucura, experimente a Kumba, para muitos a melhor de todas... você vai fazer inúmeros "loopings" radicais, além de giros de 360 graus, caindo de alturas de 40 metros. Não tiramos fotos, pois a experiência é extremamente radical. 



Um dos passeios que também achamos super bacana foi o no Congo Train Station. Trata-se de um passeio de trem por uma área gigantesca, com paradas em três estações ao todo, e a possibilidade de se sentir bem próximo dos animais. Você não pode descer do trem e caminhar pela área, mas como os vagões são abertos, tem-se a sensação de uma caminhada ou um safari! Muito legal! Vale a pena conferir!



Outro passeio bacana, é o Congo River Rapids. Trata-se de botes, para até 12 pessoas, em correntezas turbulentas. 

Para saber sobre mais atrações do Parque, acesse aqui. Reserve um dia para o passeio, vá com roupas confortáveis, e divirta-se!

Onde comer?                                                                                                                            

O Busch Gardens conta com mais de 10 restaurantes, distribuídos por todo o parque. Você pode escolher entre muitas variedades! Mas não deixe de experimentar o famoso Turkey Legs (em torno de 14 dólares , que é nada mais, nada menos, que uma coxa de peru defumada! É muito saboroso, mas é um almoço! Lembre-se disso!


Confira algumas fotos do nosso dia em Tampa, no Parque Busch Gardens!















Espero que tenham gostado da postagem! Voltaremos com os relatos dos outros parques... 

See you...

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

COMIDA DI BUTECO 2014 - MUITAS MUDANÇAS...

Direto do Blog do Girão - Clique aqui


Comida di Buteco deste ano já tem data e locais marcados: será de 11 de abril a 11 de maio , em 16 cidades brasileiras, sendo seis mineiras . Além de BH, Montes Claros, Ipatinga, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Uberlândia, o concurso gastronômico contemplará Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Será uma edição importante para o evento, que ano passado perdeu um de seus fundadores (e mentor, garoto propaganda, porta voz etc), Eduardo Maya - atualmente ele cuida de outro evento gastronômico, o Aproxima (leia mais sobre isso aqui ). 


 

A saída de Maya provocou grande debandada de botecos na edição de BH. A organização do evento informa que 24 bares previstos para participar resolveram ficar de fora (esse grupo de dissidentes está preparando evento próprio, chamado Butecar ). Em compensação, o público verá essas vagas serem preenchidas principalmente porestreantes , ou seja, casas que nunca participaram do CdB antes. Oportunidade e tanto para conhecer lugares novos. Como ano passado, serão 45 bares participantes 

Conseguir a lista deste ano (que foi definida há meses) é algo impossível por agora, mas apurei que dois “campeões do passado” estarão de volta nesta edição e que o Temático, ao contrário do que andaram dizendo, continuará participando do CdB. Além disso, um bar com 40 anos de existência (não consegui saber qual) fará sua estreia no evento. Haverá bom equilíbrio de bares pelas regionais da cidade , característica que tem deixado de ser apenas “simpática” para se tornar essencial 

seleção dos novos botecos foi feita, como de costume, por meio de pesquisa dos organizadores e indicações pelo site do evento. O esquema de votação permanecerá inalterado, com as mesmas categorias (petisco, com 70%; temperatura da bebida; atendimento; e higiene) e o mesmo peso para as escolhas do público e jurados. Continuarão sendo rebaixados os bares com pior desempenho durante o concurso, o que corresponde a 20% do total de casas participantes. 

Como já foi anunciado, o tema será livre . “Isso é bom por um lado, mas perigoso por outro. Linguiça e mandioca, por exemplo, engessaram os cardápios ano passado. Isso não quer dizer que em 2015 o tema será livre também. Olharemos com mais critério o tema, que terá de agregar mais valor cultural e levar o dono do boteco a uma pesquisa, despertando interesse no público”, avalia Maria Eulália Araújo , uma das organizadoras do CdB. 

Sobre a overdose de marketing presente nas últimas edições, o panorama atual não é dos mais animadores . Como ano passado, serão mantidos dois apresentadores, quatro patrocinadores e seis apoiadores, cada um com uma ação própria no evento. Haverá uma troca significativa de patrocinadores, sendo que hoje o CdB não depende mais de uma marca de cerveja para continuar existindo. Mas nem tudo são flores e o patrocínio continua sendo o calcanhar de aquiles do evento. Ao mesmo tempo que o sustenta, pode colocá-lo em situações embaraçosas. 

“Em 2007 o Comida di Buteco corria o risco de acabar . Apesar da forte popularidade, foi um momento muito difícil. Eu e Eduardo Maya não tínhamos como tocar tudo sozinhos e precisávamos expandir para outras cidades para não perder espaço para o Boteco Bohemia . Naquela época, a indústria de alimentos não olhava com interesse para os botecos”, conta Maria Eulália. Segundo ela, quando a Hellmann’s tornou-se patrocinadora do evento, quase todos os bares já usavam maionese em alguns de seus petiscos. Mesmo assim, não faltaram críticos enxergando exagero no uso do ingrediente a partir de então. 

Sem a Hellmann’s, revela a organizadora, o Comida di Buteco não teria saído de Belo Horizonte . “Trazer o patrocinador para a mesa do bar às vezes é a forma de evitar que ele queira envelopar a casa inteira com a sua marca. Essa é uma queda de braço constante. Como não temos relação comercial com os bares, que não pagam para participar do evento, a conta não fecha se não tivermos patrocinadores”, completa Maria Eulália. O petisco de entrada feito com Doritos , por exemplo, será mantido (embora os bares não sejam obrigados a fazê-lo).