Hoje finalmente encerramos a série sobre os principais tipos de cerveja do mercado. Para relembrar toda a série iniciada em novembro de 2011, abaixo pequeno resumo:
- Cervejas Lager, clique aqui
- Dark Lager, clique aqui
- Cervejas Ale, clique aqui
- Stout e Porter, clique aqui
- Lambics, clique aqui
A partir dos próximos posts estaremos compartilhando e avaliando as 123 cervejas degustadas pelo blogueiro até a data de hoje, devidamente cadastradas e fotografadas, onde estabelecemos como meta para 2012 a degustação de 200 cervejas!!
1 - TRAPISTAS
Não são consideradas propriamente um estilo único, pois algumas são Dubbel, Tripel ou Quadrupel. Todavia, dado o fato de algumas cervejas trapistas serem consideradas as melhores do mundo por inúmeros especialistas, merecem ser “separadas” das outras.
A Ordem Trapista (oficialmente, Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância) é uma congregação religiosa católica. Seus monges seguem o princípio fundamental do ora et labora, vivendo em grande austeridade e silêncio. Fazem três votos: pobreza, castidade e obediência.
Assim, as cervejas, fabricadas em pequenas quantidades no interior dos mosteiros muitas vezes são difíceis de ser encontradas no mercado, já que os monges não as comercializam com o propósito do lucro, mas apenas para manter o funcionamento da própria abadia e alguns serviços de caridade.
Atualmente, a ITA (International Trappist Association), entidade criada com o propósito de definir as regras do estilo e proteger o nome do uso abusivo por parte de outras marcas, possui como membros apenas sete abadias trapistas, seis na Bélgica (Westvleteren, Chimay, Orval, Achel, Wesmalle e Rochefort) e uma na Holanda (Koningshoeven, onde são fabricadas as cervejas La Trappe).
A entidade criou, também, um selo de identificação que só pode ser utilizado em produtos trapistas autênticos.
Algumas cervejas trapistas possuem tempo de guarda de mais de 10 anos.
2 - ABBEY (ou cervejas “de abadia”)
Também não são consideradas um estilo, mas, diferentemente das trapistas, as cervejas “de abadia” não possuem origem controlada. Podem ser produzidas em grandes fábricas e comercializadas normalmente, desde que a sua receita original tenha sido originária de uma abadia, a qual pode ou não ser da ordem trapista.
3 - RAUCHBIER
Literalmente, cerveja defumada. Pode ser de vários estilos, como Marzen e Weizen, desde que usem maltes defumados no seu preparo. Acompanham muito bem charutos e cachimbos, por motivos óbvios.
4 - FRUIT BEER
Qualquer estilo de cerveja misturado com frutas ou suco de frutas. Não confundir com as Fruit Lambics.
5 - TEMPERADAS - SHV
São cervejas de qualquer estilo que são temperadas com especiarias, ervas e vegetais, alterando a fórmula e fazendo-as fugir das características padrão de cada estilo. Também chamadas de SHV do inglês Spice/Herbe/Vegetable.
- CRÉDITOS -
- www.cervejasdomundo.com
- www.wikipedia.com
- www.gastronomias.com
- www.bjcp.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!
FORÇA NA LUTA!!