Pesquisar neste blog:

terça-feira, 9 de abril de 2013

MOMENTO GOURMET: JAMBALAYA (NEW ORLEANS)


Ainda no clima de nossa última viagem aos Estados Unidos, tivemos a oportunidade de conhecer um dos pólos culturais americanos, a alternativa cidade de New Orleans, no Estado de Lousiana, onde degustamos  uma das melhores e mais saborosas comidas típicas da região: Jambalaya!!

Para os amantes de risotos, é uma variação bem bacana e saborosa! Na verdade, o Jambalaya é uma espécie de paella típica da região sul dos Estados Unidos. Conforme se vê das fotos abaixo, o prato tem aspecto bem rústico, com uma mistura de cubos de frango, linguiça defumada e camarão. O Jambalaya pode ser feito na versão creole (com tomate), ou no estilo cajun (sem tomate). 

Nota: os creoles eram os exploradores/colonizadores franceses, vindos das Antilhas Francesas, que se instalaram em New Orleans, a partir de 1682. Logo, a cultura cajun provém diretamente dos franceses, que colonizaram a Nova Escócia, no Canadá, então Acádia (Cajun), que a partir do século XVIII migraram para New Orleans e se estabeleceram lá. Nesta época, começou uma mistura de culturas, criando a cultura creole e a cultura cajun. A cozinha cajun é robusta, utilizando molhos mais escuros e gordura animal. Já a creole é mais refinada, a base de cremes, manteiga e tomates. Apenas compartilham os mesmos temperos, como cebola, salsão, pimentão, cebolinha e salsinha.



Nosso último Momento Gourmet teve como prato principal o Jambalaya, simplesmente SENSACIONAL! Foi uma experiência bem bacana as quais compartilhamos aqui no blog.

Antes de tudo, as fotos do Jambalaya que experimentamos em New Orleans, nas versões original e em pasta (macarrão penne), ambos estavam bastante apimentados, mas deliciosos!

1. Original Jambalaya. 2. Pasta Jambalaya

Menu do Dia:

Entrada: Torradinhas com patê de fígado de pato (Mousse de Foie de Canard Maigre Au Porto), pasta de tomate seco com azeitonas, e queijo condimentado.

Prato Principal: Jambalaya

Sobremesa: Tortinha de Morango

Vinhos: Calvet Bordeaux - Francês (Merlot e Cabernet Sauvingon), Rawson´s Retreat - Australiano (Shiraz e Cabernet), e Periquita Reserva - Português (Azeitão). 

Obs. Como o prato é bastante pesado, recomenda-se que seja degustado com vinhos de uvas fortes.



Torradinhas com patê de fígado de pato (Mousse de Foie de Canard Maigre Au Porto), pasta de tomate seco com azeitonas, e queijo condimentado

Fizemos algumas torradas de pão de forma sem casca, e degustamos com o patê fígado de pato, pasta de tomate seco com azeitonas, e cortamos um pouco de queijo condimentado. O resultado ficou assim:


Jambalaya


Se você adquirir o Kit HomeChefs, por R$ 49,90, através do site, você vai precisar somente de alguns ingredientes, mais especificamente, os perecíveis. Nós já tínhamos adquirido, e ficou bem mais fácil para realizar o prato, que não é difícil, mas também não é nada fácil. 


Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de Arroz Agulha (Kit)
- 4 colheres de sopa de óleo
- 300g de linguiça defumada
- 400g de camarão miúdo limpo e sem cascas
- 3 peitos de frangos
- 1 cebola
- 1 pimentão verde ou vermelho
- 2 dentes de alho
- 4 tomates maduros
- 2 caldos de galinha (diluído em 2 1/2 xícaras de água quente) (Kit)
- 1 Colher de café de Pimenta Cayena (Kit)
- 1 Colher de café de Tomilho seco (Kit)
- 1 Colher de café de Orégano seco (Kit)
- 1 Colher de café de Páprica picante (Kit)
- 1 Colher de café de Chilli em pó (Kit)
- 1 Colher de café de Sálvia (Kit)
- 1 Colher de café de Mostarda em pó (Kit)
- 1 Colher de café de Cominho (Kit)
- Cebolinha verde e salsinha a gosto
- Sal a gosto

Modo de Fazer

1. Pique a linguiça, a cebola, o pimentão, o alho, os tomates, e o frango em cubinhos. Reserve.


2. Coloque óleo na panela, aqueça e refogue a cebola até ficar dourada. Depois, acrescente o frango e deixe-o dourar (eu esperei ficar cozido).


3. Quando estiver dourado, acrescente a linguiça, o pimentão e mexa até que fique dourado. 


4. Acrescente o tomate e todos os temperos, um a um, e mexa devagar. (Tenho sensibilidade à pimentas, então, optamos por não colocar a Chilli, a Cayena e a Páprica picante). 


5. Por último, acrescente a água com o caldo diluído e o arroz lavado e escorrido. Deixe ferver/secar o caldo por 3 minutos.


6. Acrescente o camarão limpo e descascado.


7. Deixe cozinhar até ficar com a aparência de Risoto.


8. Sirva imediatamente, logo que finalizar o prato, com a salsinha e cebolinha.


Tortinha de Morango

Ingredientes
4 taças

- 20 morangos grandes, lavados, sem as folhas
- 1 xícara de açúcar
- 2 lata de leite condensado
- 1 lata da mesma medida de leite
- 3 gemas de ovos peneiradas
- 1 colher de sopa de maisena diluída em 3 dedos de leite
- 1/2 pacote de biscoito maisena triturado na mão
- 4 colheres de sopa bem cheias de chocolate Alpino em pó
Hortelã para decorar

Primeira camada

Triture os biscoitos maisena, e regue com leite condensado, somente até umidificar. E forre o fundo das taças.


Segunda Camada, creme de chocolate Alpino

Faça um brigadeiro, como o tradicional, e ao invés de chocolate em pó, acrescente chocolate Alpino, em uma lata de leite condensado. Deixe no ponto de brigadeiro de copinho. E faça uma segunda camada sobre os biscoitos. Reserve.

Terceira Camada, creme de pavê

Em uma panela, coloque uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 3 gemas de ovos peneirada, e a maisena diluída em leite (para não dar bolinhas). Mexa até que fique na consistência de creme. 

Quarta e última camada, calda de morangos

Lave os morangos e coloque em uma frigideira com uma xícara de açúcar. Deixe em fogo, e mexa de vez em quando. Deixe até que os morangos fiquem na desidratados, e a calda mais grossinha. Coloque sobre a terceira camada, e decore com uma folhinha de hortelã.



Sirva gelado.


BOM APETITE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!