Pesquisar neste blog:

domingo, 13 de abril de 2014

ATLÉTICO 9X2 CRUZEIRO - FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO DE 1927

Fábio Almeida

Hoje é dia de mais um clássico, de mais uma final entre os eternos rivais Atlético x Cruzeiro.

Abaixo uma histórica final de Campeonato Mineiro, datada no longinquo ano de 1927, onde o Atlético goleou de forma impiedosa o rival por humilhantes 9x2.

Cortesia da página DRAGÕES DA FAO no FACEBOOK.



FINAL: Atlético 9X2 Palestra (Cruzeiro)

A Final do campeonato mineiro de 1927 foi marcada pelo placar elástico e a afirmação de uma das maiores linhas de ataque que o Galo já possuiu, o TRIO MALDITO, JAIRO, SAID E MÁRIO DE CASTRO.

Os Estádios de Belo Horizonte só começaram a lotar quando o Atlético se tornou o time mais popular da cidade. Para o Palestra Itália(leia-se Cruzeiro) que surgiu em 1921, vencer o Galo era mais saboroso que ganhar do campeão amador da Liga, o América, e a goleada de que os italianos do Barro Preto aplicaram em 1923 rendeu quatro anos de gozações.


Na decisão do Campeonato de 1927, entretanto, os jogadores atleticanos decidiram mostrar aos italianos quem era melhor. Belo Horizonte ainda tinha 40.000 habitantes e mesmo assim aproximadamente 14.000 pessoas foram ao Estádio do Alameda(Estádio do América, onde hoje se localiza o Supermercado Extra no bairro de Santa Efigênia) para ver o grande tira-teima. De um lado, o time de Niginho; do outro, o time de Mário de Castro, Said Jairo e Brant.

A empolgação dos jogadores do Atlético era visível quando entraram em campo: elétricos, correndo pelo gramado. Com uma exceção: Mário de Castro, que como sempre, não mostrava grande empolgação. Isso porque certamente o artilheiro-boêmio atleticano passara a noite anterior em uma noitada, talvez na casa de Dona Olímpia, alí proximo na avenida Francisco Salles com Assis Chataubriant. Mas era justamente no artilheiro de ressaca que a torcida atleticana botava fé...



Palestra partiu logo para o ataque, queria decidir cedo a partida. Mas encontrou uma barreira: o Atlético se defendia com onze e atacava com dez. Os jogadores foram se multiplicado em campo e Jairo fez 1X0 aos 5 minutos. Said aumentou para 2X0 e Mário de Castro fez 3X0. O Palestra tentou reagir; fez um gol e terminou o primeiro tempo na ilusão de que iria virar o resultado.

A torcida do Galo já se acostumara a ver o centroavante Mário de Castro jogar seu verdadeiro futebol de artilheiro no segundo tempo. Era sempre assim: no primeiro tempo, ele andava em campo, depois, no segundo tempo ganhava ânimo incontrolável. Muita gente diz que na realidade Mário de Castro, um boêmio conhecido da Rua da Bahia e dos Bordeis da Guaicurus entrava em campo sempre de ressaca, no intervalo chamava o "juca" no vestiário e ia para o campo com os ânimos renovados.

Naquela decisão, Mário de Castro estava em um de seus dias infernais e ninguém conseguia marca-lo, e foi então, que Said e Jairo dominaram o meio-campo e começaram a lançar as bolas para a área, que Mário de Castro ia mandando paras as redes.




A torcida atleticana começou a rir, o Palestra desmoronou, e sua torcida foi embora(isso mesmo, os italianos se mandaram) e a goleada foi inevitável. Aos 35 minutos o marcador já mostrava Atlético 7X2, dos quais Mário fizera cinco. Mas ele não parou. Aos 40 marcou seu sexto gol e, aos 41, Hugo completou o placar.

Isso mesmo! Atlético 9X2 Palestra(Cruzeiro).

Nas fotos:

(1)Time que aplicou a goleada histórica frente ao Palestra Itália. 
(2)Said, marca o segundo de uma goleada histórica. 
(3) O TRIO MALDITO, JAIRO, SAID E MÁRIO DE CASTRO. Fontes e . 
Fotos :Enciclopédia do Atlético,Ziller, A.; 
Grandes Clubes do Futebol Brasileiro(Abril Editores)

5 comentários:

  1. hahahahahahaha

    Perdeu a credibilidade!!!

    hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1927 não houve final o campeonato foi turno e returno pontos corridos atlético campeão 21pontos América vice 18 palestra terceiro 15 esse 9X2 nunca existiu força da imprensa mineira que é completamente atleticana kkkkk 6x1 eterno eu vi

      Excluir
    2. Em 1927 não houve final o campeonato foi turno e returno pontos corridos atlético campeão 21pontos América vice 18 palestra terceiro 15 esse 9X2 nunca existiu força da imprensa mineira que é completamente atleticana kkkkk 6x1 eterno eu vi

      Excluir
  2. Interessante.
    O uniforme dos jogadores na foto 1 (time que teria ganho o jogo) é diferente da foto do lance do gol.
    A capacidade do estádio da Alameda era de 4.000 pessoas, mas mesmo assim naquele dia o público presente foi de 14.000 (35% da população da cidade foi ao estádio em 1927)...
    Interessante.

    ResponderExcluir
  3. O estadio nem existia na época kkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!