Pesquisar neste blog:

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

MOMENTO GOURMET: RISOTO DE CAMARÃO


Depois de algumas semanas, finalmente retornamos à série MOMENTO GOURMET.

Hoje compartilharemos um prato que está entre os meus preferidos, principalmente pelo fato de termos CAMARÃO entre os ingredientes: RISOTO DE CAMARÃO! Fácil, delicioso e rápido de fazer! Siga os passos: 




Entrada: Crackers com Cream Cheese e Geléia de Damasco

Prato Principal: Risoto de Camarão

Sobremesa: Sobremesa Real

Vinho: Para início das atividade Vinho Branco Sul Africano Nederburg, da uva Shardonay, seguindo a mesma linha os demais.




Crackers com Cream Cheese e Geléia de Damasco

Para 5 pessoas

Ingredientes

40 Crackers 
1/2 pote de Cream Cheese
1/3 de Geléia de Damasco

Modo de Fazer

Faça camadas de Crackers, Cream Cheese, Crackers, Geléia de Damasco, Crackers, Cream Cheese e Crackers. Consuma imediatamente para que eles mantenham o crocante.

Risoto de Camarão

Para 5 pessoas

Ingredientes

500g de Arroz Arbóreo
800g de Camarão médio, descascados, limpos e pré-cozidos
1 Colher de manteiga
1 taça de vinho branco
3 Caldos de Legumes
1 Litro de Água
100gramas de uvas passas brancas
Suco de 4 limões
Azeite para dourar os camarões
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Alecrim e parmesão para decorar

Modo de Fazer

Retire o suco dos limões em um recipiente. Acrescente os camarões, mexendo de forma que o suco regue todos os camarões. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Depois que o camarão descansar por uns 10 minutos para absorver o tempero, ferva um litro de água com os 3 caldos de Legumes, até que todos os cubos derretam. Reserve.

Em uma frigideira, acrescente um fio de Azeite, o suficiente para dourar os camarões. Doure os camarões, de forma rápida, para não deixá-los borrachudos. Reserve.

Em uma panela maior, acrescente uma colher de manteiga e deixe até que a mesma derreta. Acrescente o arroz arbóreo e mexa até que a manteiga incorpore o arroz. Após, acrescente a taça de vinho branco, mexa e deixe evaporar. Quando evaporar, acrescente 1/3 da água. Depois que quase secar, acrescente mais 1/3, e assim, mais 1/3. Quando estiver ainda bem molhado, acrescente uvas passas brancas, os camarões, e desligue o fogo.





Por fim, em uma vasilha pequena e redonda, coloque o risoto e vire no prato que servir, para ficar em formatos idênticos. Decore com um galho de alecrim e parmesão ralado.





Sobremesa Real

Para 5 pessoas

Ingredientes

2 latas de leite condensado
2 medidas da mesma vasilha de Leite
8 colheres de sopa de chocolate em pó
4 gemas de ovos
2 colheres de maisena derretidas em dois dedos de leite



Modo de fazer

Faça uma calda de chocolate, utilizando 1/3 da lata de leite condensado, a mesma quantidade de leite, 2 colheres de chocolate. Misture em uma panela, até que fique na consistência de calda. Acrescente no fundo de uma forma de pudim e reserve.

Coloque em uma panela, o restante do leite condensado, a mesma medida de leite, uma colher de maisena derretida em leite, e 4 colheres de chocolate em pó. Mexa devagar até chegar à consistência de creme. Desligue o fogo, e coloque por cima da calda de chocolate. Reserve.

Por último, acrescente em uma panela uma lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 4 gemas de ovos peneiradas, uma colher de maisena dissolvida em leite. Mexa até ficar homogêneo, alcançando o ponto de creme. Despeje sobre o outro creme, e coloque no refrigerador até que fique na consistência de sorvete.

Como a Fabiane preparou na hora do almoço de sexta feira, e nosso Momento Gourmet foi a noite, não gelou o suficiente. O bom é ficar bem gelado.

Retire do freezer 30 minutos antes de servir, e desenforme em um prato raso e grande.

BOM APETITE!!

Para conhecer alguns outros posts MOMENTO GOURMET:

- CAÇÃO ENSOPADO, clique aqui

- NOITE DE QUEIJOS E VINHOS, clique aqui

- BATATA SUIÇA RECHEADA COM CREME DE CAMARÃO, clique aqui

- MEDALHÃO DE FILÉ AO MOLHO DE MORANGO E ARROZ À PIEMONTESE, clique aqui

- BATATAS ASSADAS COM MOLHO DE FRANGO AO GORGONZOLA clique aqui

Um comentário:

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!