Pesquisar neste blog:

sábado, 30 de março de 2013

DICAS DE VINHOS PARA HARMONIZAR SEU ALMOÇO DE PÁSCOA

Por João Renato Ferreira


Não adianta caprichar nas receitas do almoço de Páscoa sem uma boa bebida para acompanhar. Como a tradição de comer o peixe aos domingos vem de uma herança portuguesa, nada melhor que bons vinhos para serem servidos com a refeição. 

Espumantes costumam ser indicados para abrir o apetite. "Ele vai bem com frutos do mar e saladas", diz Cláudia Ferrari, chef e proprietária do Buffet Flamb'art. O vinho verde também pode ser uma boa aposta. "Funciona com entradas que não sejam muito fortes", diz Gustavo Giacchero, gerente sommelier da Enoteca Decanter. 




Na hora do prato principal, muita gente pode imaginar que o bacalhau, por ser um peixe, casa muito bem com o vinho branco. Mas, na verdade, os tintos costumam ser a companhia perfeita para as receitas. Como os ingredientes que acompanham o peixe, como azeitona e pimentões, são muito carregados, o paladar pede uma bebida que seja mais carregada. Nesse caso, dê prefências aos portugueses. "Eles já dão o tom de onde herdamos a tradição do bacalhau", diz Giancchero. Os produzidos nas regiões do Alentejo e do Douro e os feitos com a uva touriga são os mais indicados. Se mesmo assim você quiser um vinho branco, escolha uma receita que combina mais do que a tradicional bacalhoada. "Os brancos só valem para molho mais leve, sem tantos ingredientes", alerta Cláudia. 

Para acompanhar o chocolate da sobremesa vai bem um vinho do Porto, uma harmonização bem clássica. Quem quiser inovar pode apostar em um tinto australiano, o Kilikanoon Prodigal Grenache. "Ele acompanha bem chocolates com muito cacau", diz Giacchero. Já Cláudia indica o francês Banyuls. "É próprio para doces", afirma ela.

- CRÉDITOS -

VEJA BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!