Pesquisar neste blog:

terça-feira, 10 de abril de 2012

DICAS DE VIAGEM - DESTINO: VATICANO - PARTE 01



Iniciamos os 02 últimos posts sobre nosso "tour" pela Espanha e Itália, falando um pouco sobre a experiência única de conhecer o Vaticano, mais uma colaboração do blog Viagens e Vivências.


DICAS DE VIAGEM - DESTINO: VATICANO - PARTE 01


Por FABIANE TEIXEIRA


Educada nos moldes do catolicismo, participando ativamente como membro do coral de músicas da Igreja Católica do meu antigo bairro, sempre tive vontade de conhecer o Vaticano, apesar de, atualmente, seguir a doutrina Espírita.

Vaticano ou Cidade do Vaticano é uma cidade-estado que existe desde 1929, e sede da Igreja Católica. Possui, aproximadamente, 0,44km, e é o menor Estado do mundo, com pouco mais de 800 habitantes, segundo o site de pesquisas Wikipédia.

Fonte: Wikipédia.

Quando escolhemos Roma, como nossa terceira cidade do roteiro de viagem à Europa, sabia que realizaria um grande sonho, não só meu, mas de muitos familiares e amigos católicos que também sonham em conhecer a sede da Igreja Católica. Entretanto, fomos em Roma, e não vimos o Papa!

Aparentemente, conforme visão da foto acima, tem-se a impressão de que o Vaticano é apenas uma praça. Triste concepção de algumas pessoas de visão pobre da grandiosidade deste lugar. Acreditem: o Vaticano é uma cidade, e como tal, possui muitos pontos interessantes, que nos trazem vasto conhecimento e muita cultura.

Tão logo recebemos o email com a informação acima, respondi com os dados do cartão de crédito, para pagamento do valor de 12 Euros por pessoa, observando as solicitações/considerações acima, e instantes depois recebemos  a confirmação da visita, com as orientações do dia: vestimentas adequadas (proibição de mulheres com ombros de fora), você deve chegar com antecedência de 10 minutos no local, juntamente com o email de confirmação, não pode tirar fotos, e se sua bolsa for grande, deverá ser guardada em um armário no local. (Falarei melhor adiante).

Para visitar o Museu do Vaticano, adquirimos o ticket pela internet, no site do Museu (aqui), sendo que aceita a maioria dos cartões de crédito, tendo como preço do ingresso no valor de 15 Euros por pessoa. 

Tivemos a informação de que a compra anteriormente, pela internet, evita as filas no Museu. Mas no dia, tivemos sorte e não tinha qualquer fila de turistas para a visitação.

Outra informação importante, é que apenas comprei o ticket do museu, depois da confirmação da visita ao Ufficio Scavi. Como esta ocorreu as 11:15h, am, e tem prazo de duração em torno de 1:15minutos, agendei a visita ao Museu para as 14h, pois assim, teríamos tempo para almoçar.

Tempo para conhecer a cidade: 

O ideal é que você reserve um dia para conhecer o Vaticano, incluindo a visita ao Ufficio Scavi, à Basília de São Pedro, ao Museu do Vaticano, e redondezas. Fizemos assim, e foi suficiente!

Clima/Tempo:

A cidade tem invernos chuvosos (de Setembro a meados de Maio) e verões quentes (de Maio a Setembro).

Fomos em Novembro de 2011, e estava muito frio (cerca de 2 graus). Mas o céu estava um azul incrível.

O que você pode fazer no dia? Nosso Roteiro:

Como agendamos tudo do Brasil, foi fácil organizar nossa visita ao Vaticano e redondezas:

- 08h: Tomamos café em uma Lanchonete próxima ao Vaticano (super caro! Não vale a pena!!!!);
- 09:00h - Visitamos o Castel San't Angelo e Rio Tevere;
- 10:00h - Visitamos a Piazza San Pietro, a Basílica de San Pietro;
- 11:00h/12:15h - Visitamos o Ufficio Scavi;
- 12:30h/13:30h - Almoçamos;
- 14:00h/16:00h - Visitamos o Museu do Vaticano, Capela Sistina, Jardins do Vaticano e Biblioteca Vaticana.

- Logo depois do nosso café da manhã que valia ouro, partimos para a visitação ao Castel San't Angelo:

Vista do Castela, da Ponte San't Angelo.

Construído em, aproximadamente, 123 d.C., para túmulo do Imperador Adriano e sua família, ainda continua impecável em sua estrutura e edificações.

Endereço: Lungotevere Castelo, 50, Roma
Horário de abertura: Fechado às segundas-feiras, demais dias 09h às 19:30h.
Valor da Entrada: 8,50€
Acesse o site do local aqui.


- Aproveite para ver as belas paisagens do Rio Tevere (Fiume Tevere), que corta a cidade de Roma:

Rio Tevere, início do dia.

Rio Tevere, final do dia.

- Então, depois de conhecer o Castelo e observar a beleza do Rio Tevere, partimos para o Vaticano, começando pela Piazza de San Pietro:


A Praça de São Pedro situa-se em frente à Basílica de São Pedo, e foi desenhada por Bernini, no século XVII, em estilo clássico com barroco. Observa-se, ao fundo, um Obelísco de 40 metros erguido, em 1585, com uma cruz no topo.

É o primeiro ponto de encontro dos turistas com o Vaticano. 


As cadeiras acima, em frente à Basílica, são para aqueles que se interessam em assistir à Audiência com o Papa (Udienza Papale), os quais deverão preencher o formulário do site, seguindo as orientações expostas lá. Não posso precisar mais detalhes, pois não consegui participar da audiência, devido à nossa incompatibilidade de horários e dia da mesma.

Segue abaixo, o mapinha da região do Vaticano, útil para você entender o local.


Basílica de San Pietro:


A Basílica de São Pedro é a maior igreja do Cristianismo, além de ser um dos locais mais visitados. Sua área é de 2,3 hectares, com capacidade de abrigar cerca de 60 mil fiéis.

Sua cúpula possui característica dominante do horizonte de Roma, adornada com 340 estátuas de santos, mártires e anjos, fonte de inspiração de Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.




Justamente abaixo deste grandioso altar, está situado o Túmulo de São Pedro:





A Pietá, por Michelangelo.

Para não ficar muito extenso, continuarei nossa visita ao Vaticano em outro post.

Aguardem!!!!

2 comentários:

  1. Barath,

    fotos sensacionais!

    Roteiro interessante e dicas valiosas!

    Você e a Fabiane estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu companheiro!!

    Realmente é uma viagem muito interessante!!

    Barath

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!