Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CIDADÃO KANE - UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA

Entre os dias 11 a 17 de junho, a cidade de Belo Horizonte teve a felicidade de receber no Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes a Mostra "ORSON WELLES: FACETAS DE UM GÊNIO", onde clássicos como "Cidadão Kane", "O Processo" e a "Dama de Shangai", dentre outras pérolas, fizeram a alegria dos cinéfilos, dentre eles este blogueiro.

Durante os 07 dias da mostra,  as sessões ocorreram sempre às 17hs, 19hs e 21hs, com pequenas variações no horário, sendo os ingressos gratuitos e retirados na bilheteria 30min antes do início da respectiva sessão.

No último dia do evento e na última sessão (17/06 - domingo às 20hs), tive a oportunidade ímpar de finalmente, após muitos anos, assistir a um dos maiores e melhores filmes de todos os tempos, citado sempre pela crítica especializada como um ícone cinematográfico: CIDADÃO KANE.


Cheguei ao Palácio das Artes por volta das 1920hs e não tive qualquer dificuldade em conseguir ingresso. Apenas uma pequena fila com cerca de 25 pessoas separava o blogueiro da entrada da sala de cinema, e pelas conversas preliminares envolvendo alguns espectadores, todos estavam ansiosos pelo início da sessão.




Permaneci cerca de 30 minutos na fila, sendo agraciado com excelente assento, lembrando que no Cine Humberto Mauro alguns lugares apresentam péssima visibilidade.

O filme teve início com 15 minutos de atraso, como era de se esperar, e a sala apresentava cerca de 80% de sua lotação.

Para aqueles que não conhecem ou nunca ouviram falar dessa obra de arte, CIDADÃO KANE é um filme de 1941, mais precisamente lançado no dia 1 de maio de 1941, na cidade de Nova York. No Brasil foi lançado no dia 16 de junho do mesmo ano, antes inclusive se seu lançamento no continente Europeu, isso devido ao envolvimento direto da Europa na 2 Guerra Mundial e ao " boicote velado"  ao cinema americano.

A película enfrentou muitos problemas quando de seu lançamento. O magnata americano das comunicações Willian Randolph Hearst reconheceu-se no personagem principal e o boicotou de todas maneiras possíveis.

O filme tem início com uma cena muito peculiar: O magnata Charles Foster Kane, interpretado pelo próprio Orson Welles, homem poderoso da década de 40, dono de um conglomerado das comunicações, além de tratar-se de uma pessoa vazia e corrupta, no leito de morte diz uma única palavra antes de falecer: "ROSEBUD"

A partir daí conhecemos a história do magnata, retratado como típico americano visionário (como não poderia deixar de ser!!) que consegue fama, dinheiro e muitos problemas. Conta a origem do humilde Kane, de família pobre e "adotado" por um banqueiro. Durante a adolescência herda uma fortuna e um falido jornal de nome "The Inquirer", que totalmente reformulado torna-se um dos veículos de comunicação mais importantes dos EUA, levando o seu dono Charles Kane a se tornar um ícone, principalmente junto aos mais pobres.

A partir da investigação sobre o significado da palavra "ROSEBUD", passamos a conhecer também a vida adulta de Charles Kane, candidato derrotado à Presidência dos EUA após escândalo com amante (que se tornaria sua segunda esposa!!), a mudança sutil de personalidade durante o passar dos anos, sempre mais rude, solitário e frio, chegando até a algumas pistas que poderiam elucidar o significado daquela palavra que permeia nossa imaginação durante as quase duas horas do filme

Este blogueiro evita entrar na onda cultural de listas de melhores filmes de todos os tempos, mas fiquei impressionado com a atualidade do tema principal do filme, que retrata o poder da mídia, a quebra de princípios pelos poderosos, a manipulação da verdade para fins políticos, a ganância pelo poder, dentre tantos outros temas rotineiros e polêmicos (As semelhanças com a GLOBO não são meras coincidências). 

A narrativa em flash-backs é perfeita, e levando-se em conta que estamos falando de um filme com mais de 70 anos de idade, é maravilhoso constatar que algumas das melhores películas das últimas décadas tiveram sua inspiração em Cidadão Kane.

É realmente um filme para ver e rever, plenamente recomendado e identificado com inúmeros temas atuais. Um filme simples, genial, mas inesperado.

Afinal de contas, todos temos um "ROSEBUD"  pessoal e muitas das vezes inalcançável!!  

Relembrando que o Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes já divulgou sua programação para o mês de julho/2012. Ótima e rara oportunidade, onde clássicos como Veludo Azul (1986), Matador (1986), Dublê de Corpo (1984) dentre tantos outros farão a alegria dos apaixonados pelo cinema. Para saber mais clique aqui.

Abaixo trailler do filme:



- CURIOSIDADES - 

- O filme, no ano de seu lançamento, causou prejuízo de mais de 150 mil dólares aos estúdios RKO;

- Foi indicado a 09 Oscars, mas venceu apenas na categoria de Melhor Roteiro Original;

- Conquistou diversos prêmios pelo mundo como o de Melhor Filme pela Associação de Críticos de Nova York;

- Segundo as más línguas, ROSEBUD (Botão de Rosa) era o apelido que o magnata Hearst dava à parte mais íntima da anatomia de sua amante Marion Davies;

- Durante o lançamento do filme e temeroso pelo poder de Hearst, suposta inspiração para Charles Kane, Louis B. Mayer, chefe da MGM, ofereceu à produtora de KANE (RKO) cerca de 800 mil dólares para queimar o negativo. Para sorte da humanidade, a oferta não foi aceita;

- Nos anos 70 a maior crítica de cinema da época, Pauline Kael, atribuiu em um ensaio para a revista New Yorker todo mérito da obra o texto de Mankiewicz. Comentário do blogueiro: Pois bem, você pode ter em mãos o melhor de todos os textos, mas sem direção, fotografia e montagem de qualidade o que seria de um filme??;

- Foi o primeiro filme a ser contado de forma não linear e a utilizar lentes especiais em que objetos em primeiro e segundo plano ficam em foco (Repetido por Kubrick em "Nascido para Matar") além de diversos outros filmes;

- Orson Welles tinha apenas 26 anos quando criou essa obra prima, seu primeiro filme longa metragem;

- Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado por um grande Estúdio de Hollywood;

- O filme é considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do AMERICAN FILM INSTITUTE (AFI);


- FICHA TÉCNICA - 

Título Original: Citizen Kane
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1941
Estúdio: Mercury Productions / RKO Radio Pictures Inc.
Distribuição: RKO Radio Pictures Inc.
Direção: Orson Welles
Roteiro: Herman J. Mankiewicz e Orson Welles
Produção: Orson Welles
Música: Bernard Herrmann
Direção de Fotografia: Gregg Toland
Direção de Arte: Perry Ferguson e Van Nest Polglase
Figurino: Edward Stevenson
Edição: Robert Wise
Elenco: Orson Welles (Charles Foster Kane), Joseph Cotten (Jedediah Leland), Dorothy Comingore (Susan Alexander), Agnes Moorehead (Srta. Mary Kane), Ruth Warrick (Emily Norton Kane), Ray Collins (James "Jim" W. Gettys), Erskine Sanford (Herbert Carter), Everett Sloane (Bernstein), William Alland (Jerry Thompson), Paul Stewart (Raymond), George Coulouris (Walter Parks Thatcher), Fortunio Bonanova (Matiste) e Georgia Backus (Bertha).














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!