Pesquisar neste blog:

domingo, 3 de junho de 2012

MOMENTO GOURMET: BATATAS ASSADAS COM MOLHO DE FRANGO AO GORGONZOLA


Iniciaremos a partir deste post nova série contendo receitas mais leves, com ingredientes light, mas sem perdermos o sabor e o prazer de uma boa degustação.

Preparamos para este MOMENTO GOURMET um prato muito saboroso, praticamente com todos os ingredientes light. Fato: a receita só é um pouco menos calórica que a tradicional.

Entrada: queijo gorgonzola;

Prato principal: batatas assadas com molho de frango ao gorgonzola;

Sobremesa: mousse de morango com calda de frutas vermelhas;

Bebida: Cava Codorníu Clássico Semi Seco, Espanhol. (Harmonização: canapés, aves e peixes grelados, saladas condimentadas).





O queijo gorgonzola é ideal para ser degustado com vinhos de sobremesa (do Porto). Sua origem é italiana e caracteriza-se por maturação Penicilium Roquefort, que lhe confere os veios azulados. Tem saber pronunciado e característico, ligeiramente salgado. (Obs: como o gorgonzola seria utilizado no prato principal, e sobraria bastante dele, optamos por degustá-lo como entrada. Entretanto, não trocamos nosso vinho, já escolhido com antecedência).


Batatas assadas com molho de frango ao gorgonzola


Ingredientes:

- 4 batatas grandes
- 1 copo de requeijão light
- 1 lata de creme de leite light
- 1 1/2 peito de frango 
- 8 a 10 cubinhos de queijo gorgonzola (mesmo tamanho de caldo de galinha)
- Tempero e alho para refogar o frango

Modo de fazer: 

Cozinhe as batatas até que fiquem firmes. Descasque, e corte-as em rodelas, forrando o fundo de um refratário. Reserve uma quantidade para a segunda camada.


Refogue o frango, com pouco óleo e tempero (alho e sal). Quando estiver bem cozido, desligue o forno, deixe esfriar e desfie.


 Na mesma panela que refogou o frango, acrescente-o já desfiado, além de 01 lata de creme de leite e 01 copo de requeijão. Mexa até que o creme incorpore ao frango:


Depois, acrescente o gorgonzola, e mexa devagar para que vá incorporando ao molho.


Volte para o refratário com uma camada de batatas, e acrescente uma camada farta do molho. E logo após, outra camada de batatas, finalizando com mais uma de molho.


Asse por 3 minutos no microondas e sirva imediatamente.





Mousse de Morango com calda de frutas vermelhas


Esse mousse é uma carta na manga! Super fácil, rápida e gostosa!

Ingredientes:

01 lata de creme de leite light
01 lata de leite condensado ligth
01 envelope de suco clight, sabor morango
02 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas diet

Modo de Fazer:

Bata a lata de creme de leite com a lata de leite condensado e o envelope de suco no liquidificador, até ficar homogêneo. Despeje no recipiente e reserve (desta vez, fizemos a metade da receita, para não ter  nenhum exagero!!!


Derreta as duas colheres de geleia no microondas (prefiro QueensBerry), por cerca de 40 segundos, e acrescente sobre a mousse. Sirva gelado.






BOM APETITTE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!