Pesquisar neste blog:

domingo, 17 de fevereiro de 2013

FILMES, PEÇAS E EXPOSIÇÕES DE GRAÇA EM BELO HORIZONTE/MG

Por João Renato Faria

Se a falta de dinheiro era uma desculpa para ficar em casa, pode se preparar para sair. Belo Horizonte oferece uma lista diversificada de opções para quem quer curtir um programa cultural sem gastar nada. As alternativas vão de shows à exposições, passando por palestras, debates, peças de teatro e filmes. Confira: 



Cinema


HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA

Diabo a Quatro, de Leo McCarey (Duck Soup, Estados Unidos, 1933). O filme protagonizado pelos Irmãos Marx foi eleita a quinta melhor comédia de todos os tempos pelo American Film Institute. O filme, com direção de Leo McCarey, lida com o universo da ditadura e traz críticas mordazes a esse regime político (60 min). Livre. Cine Humberto Mauro (136 lugares). Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. Telefone: 3236-7400. Quinta (21), 17h.

CINEMA EM TRANSE

Alma Corsária, de Carlos Reichenbach. (Brasil, 1993). Através da amizade de dois poetas, que lançam um livro a quatro mãos, o filme faz um inventário de três décadas da história brasileira. 16 anos. Sesc Palladium. Av. Augusto de Lima, 420, Centro. Telefone: 3279-1500. Terça (19), 20h. 

Confira a programação completa de cinema em BH no nosso roteiro. Clique aqui!


Exposições

DONA IZABEL E OUTROS CONTEMPORÂNEOS. Uma das maiores representantes da linguagem popular, a ceramista Izabel Mendes da Cunha, a dona Izabel, ganha mostra na galeria de arte do Sesc Palladium. A exposição traz cinco das famosas bonequinhas de barro da artista e doze obras de outros seis autores convidados. Completam a homenagem obras dos mineiros Yara Tupynambá, Erli Fantini, Bruno Amarante, Juliana Capibaribe, Lucas Dupin e Adel Souki, produzidas especialmente para a mostra. Sesc Palladium -- Galeria de Arte GTO. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro. Telefone: 3214-5350. Terça a domingo, 9h às 21h. Até domingo (24). 

JOSÉ PAULO. JProrrogada a visita à instalação Inventário/Argila, na galeria da Funarte. O artista José Paulo realizou pesquisas em olarias de cerâmica popular e conversou com artistas de Belo Horizonte e seus arredores. Na mostra ele apresenta centenas de peças de argila que, ao longo do período de exposição, serão postas em contato com a água e perderão sua forma original. Funarte. Rua Januária, 68, Floresta. Telefone: 3213-7112. Segunda a sexta, 10h às 18h. Até quinta (21). 

SOLANGE PESSOA. Prorrogada a mostra da artista na galeria Manoel Macedo. Por meio de objetos, instalações, performances, happenings, desenhos e vídeos, Solange Pessoa apresenta ao público sua visão poética de temas ligados à natureza e à relação do homem com a paisagem. Manoel Macedo Galeria de Arte. Rua Lima Duarte, 158, Carlos Prates. Telefone: 3411-1012. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Até este sábado (16).

NARRATIVAS DO SAMBA E DO CARNAVAL. Retratada por meio de fotografias, jornais antigos, depoimentos, cartazes e objetos, a mostra do documentarista Marcos Valério Maia conta a história do samba na cidade, e traz o Carnaval de escolas de samba, blocos e outras agremiações. Museu Histórico Abílio Barreto. Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim. Telefone: 3227-8573. Terça, sexta, sábado e domingo, 10h às 17h; quarta e quinta, 10h às 21h. Até 1º de abril 

30ª BIENAL DE SÃO PAULO - A IMINÊNCIA DAS POÉTICAS SELEÇÃO DE OBRAS. Todas as galerias do Palácio das Artes e o Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, na Avenida Afonso Pena, abrigam cerca de 270 trabalhos exibidos na bienal em São Paulo, que contou com 3 000 obras expostas. Foram selecionados alguns dos trabalhos mais comentados da mostra, como a instalação do brasileiro Arthur Bispo do Rosário, a performance do taiwanês Tehching Hsieh e a série do fotógrafo alemão August Sander. Palácio das Artes - Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Arlinda Corrêa Lima e Galeria Genesco Murta. Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. Telefone: 3263-7400. Terça a sábado, 9h30 às 21h; domingo, 16h às 21h. Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Avenida Afonso Pena, 737 (Praça Sete), Centro. Telefone: 3263-7400. Terça a sábado, 9h30 às 21h; domingo, 16h às 21h. Até 17 de março.

Confira mais exposições no nosso roteiro. Clique aqui!


Palestras e debates

CRIATIVIDADE E DESIGN. Como parte da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, a palestra ministrada por Gustavo Greco vai discutir o que é design e as formas criativas dele ser aplicado. Funarte. Rua Januária, 68, Floresta. Quarta (20), 19h30

FOTO EM PAUTA ESPECIAL. Os fotojornalistas mineiros que estão expondo na 1º Mostra de Fotografia Mineira, no Oi Futuro, vão debater a prática no estado, a estética específica e a produção da fotografia jornalística contemporânea. Oi Futuro. Avenida Afonso Pena, 4001, Serra. Telefone: 3229-3131. Quarta (20), 19h30. 



Shows

SANDUCKA. O cantor assume influências de Milton Nascimento, Tom Jobim, Djavan e Gonzaguinha. Prevê para este ano o lançamento de seu sétimo disco, chamado Bons Amigos. Participa há quatro anos do projeto Minas ao Luar. Livre. Memorial Minas Gerais -- Vale. Praça da Liberdade, s/n°, Funcionários (esquina com a Rua Gonçalves Dias). Neste sábado (16), 16h.

FLÁVIO RENEGADO. O artista mineiro é o convidado para abrir a temporada 2013 do Projeto Café com Música, no Palácio das Artes. O rapper apresentará músicas como Minha Tribo é o Mundo, A coisa é séria e Do Oiapoque a Nova York. Café do Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena 1.537, Centro. Telefone: 3236-7400. Quarta (20), 19h.

Confira mais shows no nosso roteiro. Clique aqui!

Teatro

MEDEIA, de Eurípides. A tragédia do poeta grego conta a história de Medeia, que mata os próprios filhos para se vingar do marido (Jasão), que a havia trocado por uma mulher mais jovem e mais rica. Direção de Andreya Garavello (120min). Livre. Estreou em 1/9/2012. Teatro de Arena - Parque das Mangabeiras. Rua Caraça, 900, Serra. Estes sábado (16) e domingo (17), 16h30. 

REI LEAR, de Shakespeare. A adaptação do texto do dramaturgo inglês está sendo encenada nos espaços públicos de BH pela Companhia Lúdica dos Atores. A história do monarca que decide dividir entre as filhas a sua riqueza aborda as reações dos personagens, movidos pela ambição. Direção de Ricardo Martins. (60 min). Livre. Sábado (23), 16h. Praça Economiza - Av. Erico Verissímo, Santa Mônica. Domingo (24), 11h. Parque Municipal. Avenida Afonso Pena, Centro.


- CRÉDITOS -

VEJA BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!