Pesquisar neste blog:

terça-feira, 25 de junho de 2013

50 MELHORES JOGOS DA HISTÓRIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO - PARTE 01

Por Humberto Peron | Fotos: Arquivo Editora Globo; O Globo; Getty



O torcedor é um saudosista por excelência. Quem nunca procura a lembrança de uma grande  partida, principalmente quando o seu time vive um  momento ruim? Ao mesmo tempo, o apaixonado também vive a esperança de que o clube vá vencer o próximo jogo. Por isso, na semana em  que começa o Brasileirão, pesquisamos as 15.632 partidas do Brasileirão para compor uma lista histórica, contendo pelo menos um  confronto importante de cada edição, para que os torcedores se lembrem das glórias do seu time e possam esperar outras grandes vitórias nos  próximos meses. Estaremos dividindo os 50 jogos em 5 posts:

50º
Fluminense 1 x 0 Guarani

Data: 2/12/2010 > Edição: 2010


A tarefa parecia fácil. Uma vitória simples, jogando no Engenhão lotado contra o rebaixado Guarani, daria o título ao Fluminense. Quando a bola rolou, o Bugre mostrou que não iria facilitar nada para o Tricolor. Bem marcado, o craque Conca não conseguia armar as jogadas de ataque. A ansiedade só terminou quando Emerson Skeik marcou o gol da vitória, aos 16 minutos do segundo tempo. A partir daí foi só esperar o apito do árbitro e comemorar, assim como fez o zagueiro Leandro Eusébio subindo em uma das traves do estádio.

49º

São Paulo 6 x 0 Paraná
Data: 1º/9/2007 > Edição: 2007

Comandado por Muricy Ramalho, o São Paulo conquistou três títulos seguidos: 2006, 2007 e 2008. Mesmo com o tricampeonato, não faltavam aqueles que criticavam a equipe pelo seu estilo de jogo pragmático, com um sistema defensivo sólido, que garantia muitas vitórias pela contagem mínima. Nessa partida, o time provou que, quando possível, a equipe também poderia jogar ofensivamente e dar espetáculo marcando vários gols.


48º

Santos 2 x 1 Goiás
Data: 14/11/2004 > Edição: 2004

Faltando cinco rodadas para o término da competição, o Atlético-PR abriria confortáveis cinco pontos de vantagem na tabela de classificação, caso o Goiás continuasse ganhando do Santos. Mas, em apenas dois minutos – aos 41 e 42 do segundo tempo, o time santista conseguiu a virada incrível com gols do veterano Basílio e do então novato William. Graças à vitória suada, o Peixe ficou com a taça e terminou a competição com três pontos de vantagem.


47º

Portuguesa 2 x 3 São Paulo
Data: 8/11/2008 > Edição: 2008

A Portuguesa, tentando escapar da zona do rebaixamento, tinha a torcida dos times que disputavam o título com o São Paulo. O clube do Canindé fez uma das suas melhores exibições no torneio, conseguiu empatar a partida em duas oportunidades e ficou perto de conseguir a virada. Para tristeza de todos que esperavam um bom resultado da Lusa naquele sábado, o artilheiro Borges estava inspirado e fez os três gols do São Paulo.


46º

Vasco 2 x 1 Santos
Data: 21/7/1974 > Edição: 1974

O jogo entrou para a história, pois foi nele que Pelé fez seu último gol em um Brasileirão. Foi numa linda cobrança de falta. Mas mesmo com o camisa 10 santista fazendo o seu, o Vasco conseguiu a vitória com gols marcados por Luís Carlos e pelo jovem Roberto Dinamite, que fez o tento do triunfo vascaíno aos 43 minutos do segundo tempo. Com essa vitória, o clube da Colina deu um passo fundamental para disputar a final.


45º
Portuguesa 5 x 5 Figueirense
Data: 10/5/2008 > Edição: 2008

Além dos 10 gols, esta partida, válida pela primeira rodada do Brasileirão 2008, teve várias reviravoltas no placar e só foi decidida no último lance do jogo. Depois de terminar vencendo o primeiro tempo por 2 a 1, a Lusa conseguiu abrir 5 a 2 aos 14 minutos da etapa complementar. Só que, depois de o time da casa ter um jogador expulso, o Figueira conseguiu uma reação espetacular e anotou o gol do empate aos 47 minutos.


44º

Flamengo 3 x 0 Atlético-PR
Data: 12/5/1983 > Edição: 1983


Em séries com jogos de ida e volta, é obrigatório procurar sempre abrir a maior vantagem de gols possível quando se joga em casa. Foi isso que o Flamengo fez, mesmo correndo poucos riscos na partida. E os paranaenses não tiveram nenhuma chance no jogo. A vantagem de três gols foi fundamental para que o time da Gávea chegasse à final – o rubro-negro foi campeão daquela edição -, já que no jogo em Curitiba o CAP acabou vencendo por 2 a 0.


43º

Grêmio 0 x 1 Flamengo
Data: 25/4/1982 > Edição: 1982

Não é à toa que o centroavante Nunes recebeu o apelido de “artilheiro das decisões”. Assim como em 1980, ele fez o gol que deu o título do Brasileirão ao Flamengo. O tento aconteceu logo aos 10 minutos, quando, após receber a bola de Zico, o atacante acertou um chute rasteiro que Leão não conseguiu deter. Outro destaque na grande decisão foi o goleiro Raul, que, com vários milagres garantiu a vitória flamenguista.

Confira a ficha técnica, lances e reportagens desse jogo em:http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1982/04/25/gremio-0-x-1-flamengo

42º

São Paulo 2 x 0 Internacional
Data: 17/9/2006 > Edição: 2006

Três meses após os gaúchos baterem o São Paulo na final da Libertadores, os dois times disputavam a liderança do Brasileiro. O time paulista tinha um ponto de vantagem (44 a 43), faltando 14 rodadas para o final. Por isso, o jogo ganhou um ar de decisão e revanche para os  são-paulinos. Numa partida muito equilibrada, o time do Morumbi conseguiu a vitória graças aos gols de Lenílson e Júnior.


41º

Grêmio 2 x 0 Portuguesa
Data: 15/12/1996 > Edição: 1996


Sensação da fase final do torneio, a Portuguesa estava muito próxima de conquistar o título. A equipe paulista – que poderia perder a decisão por um gol de diferença – tinha a partida sob controle, mesmo tomando um gol nos primeiros momentos do jogo e teve boas chances de empatar.  Mas aos 39 minutos do segundo tempo a bola sobrou para o meia Aílton marcar o gol do título gremista.

Confira a ficha técnica, lances e reportagens desse jogo em:http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1996/12/15/gremio-2-x-0-portuguesa

- CRÉDITOS -

Portal GLOBO.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!