Pesquisar neste blog:

terça-feira, 13 de março de 2012

DICAS DE VIAGEM - DESTINO: ROMA - PARTE 02



E vamos para o Segundo Capítulo de nossa viagem a Roma, citando alguns pontos turísticos indispensáveis e além, é claro, de algumas cervejas italianas. Para acompanhar a Primeira parte do relato, clique aqui.


Novamente, participação mais que especial do blog Viagens e Vivências 


DICAS DE VIAGEM: DESTINO: ROMA - PARTE 02


Por Fabiane Teixeira


Roma, capital da Itália, é conhecida mundialmente como A Cidade Eterna.


Conta-se a lenda, que a Cidade foi fundada em 753 a.C., com a conhecida lenda dos irmãos Rômulo e Remo, os quais foram criados por uma loba e se tornaram símbolo da Cidade. Na região, inúmeros monumentos e ruínas são conservados, especialmente da época do Império Romano e do Renascimento, famoso movimento cultural nascido na Itália. 


Quando visitamos Roma, apesar de estar muito frio (faixa dos 3 Graus), o céu estava azul, o que deixou os dias lindos, e assim, aproveitamos bastante da nossa estadia.

Como dispúnhamos de pouco tempo, optamos por adquirir o ticket GLT - Green Line Tours, que custou 23,50 Euros por pessoa. Foi bastante útil, pois conseguimos visitar todos os pontos turísticos que programamos. Mas o ideal é que você vá com tempo suficiente para "se perder" por aquelas ruelas maravilhosas!

Logo que chegamos em Roma, deixamos nossas malas no Hotel Mercure Corso Trieste, e partimos para o mergulho naquela cidade!!!! Já era mais de 15horas (3 p.m), então, logo anoiteceu.

Seguimos com destino à Fontana di Trevi, e no caminho fomos encontrando alguns pontos maravilhosos como:

Piazza della Republica (Praça da República), ao lado da Estação Termini, e início de uma das vias mais importantes de Roma, a Via Nazionale. Antigamente, era conhecida como Piazza Esedra:


- Bem ao lado dali, está situado o famoso Teatro dell'Opera, na Piazza Beniamino Gigli, 1: 



Aproveite para ir conhecendo a Cidade pouco-a-pouco. Curtindo cada pedacinho, para ter a certeza de que está em Roma, a Cidade Eterna.

- Ainda nas proximidades, encontramos a Basílica de Santa Maria Maggiore, situada na Piazza di Santa Maria Maggiore: 


Segundo o Wikipedia, a Basílica de Santa Maria Maior, em italiano Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhoras das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma. Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).

- Continuamos a caminhada pelas ruas de Roma, e eu estava extasiada com tudo o que via, pois, afinal, estava realizando um grande sonho:




Via Nazionale.
Palazzo delle Espozioni (Palácio de Exposições):


- Mas cadê a Fontana di Trevi???? Era o momento que mais esperava, e ele não chegava!!!! E tivemos um pouco de dificuldade logo que chegamos, porque não era inglês ou espanhol, era Italiano... 

Até o momento que ingressamos numas ruelas tipicamente Italianas, que já tinha visto no Filme Comer, Rezar e Amar... e então, ouvimos o barulho da água da fonte. 

Este momento foi único para mim. De verdade, me deu vontade de chorar. Aquele lugar é mágico! Jamais conseguiria descrever com exatidão todo o encantamento do lugar, a energia que circula, a magnitude que impera. Fiquei sem palavras, e apenas curtimos aquele momento.


Fontana di Trevi (Fonte dos Trevos) é a maior construção de fontes barrocas da Itália.




Conta-se que, no ano 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos localizaram uma fonte de água pura, a 22 quilômetros da cidade, e, levada por um aqueduto, abasteceu a cidade por 400 anos.



Com o período da Renascença, em meados do séc. XV, um antigo costume de erguer uma fonte no final do aqueduto foi reavivado.


Bernini ajudou a desenhar e a reposicionar a Fonte, que ainda possui muitos traços de suas ideias.


Dica: é de praxe jogar uma moedinha na fonte. Você fica de costas para a fonte, e joga uma moeda com a mão direita, por cima do ombro esquerdo. É o seu pedido para voltar em Roma! E para finalizar, a foto abaixo, retrata a platéia assistindo ao grande espetáculo fornecido pela fonte.


Neste dia, perambulamos por vários restaurantes, degustando cervejas diferentes, olhando os italianos cruzarem a rua naquele frio estupendo, além de observar tudo que compunha aquela arquitetura e clima especiais.


Resolvemos jantar em um delicioso restaurante, a menos de 100 metros da Fontana di TreviPizza di Trevi, e degustar uma deliciosa massa.



Escolhemos o trivial spaguetti ao sugo:


Ainda passamos por mais dois lugares, onde o Fábio degustou suas cervejas especiais.



- Para finalizar o dia, passamos pela Piazza Venezia com o monumento Vittoriano, que sem dúvida é mais bonita sob as luzes da noite! A Piazza Venezia representa o marco zero da cidade.


E assim, finalizamos nosso primeiro dia em Roma.



Um comentário:

  1. Olá Fabio,
    descobri o seu blog procurando dicas do Vaticano. gostei muito, achei recheado de informacoes.
    Na parte 3, depois do jantar vc foi degustar cervejas especiais, gostaria de saber se vc tem os endereços para que eu possa ir lá tb. rsrs
    Parabéns pelo blog
    Obrigada
    tereza

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!