Pesquisar neste blog:

terça-feira, 17 de abril de 2012

10 FILMES SOBRE FUTEBOL - E SUAS CENAS ESQUISITAS


Bons filmes sobre o esporte mais popular do mundo são raros, ou melhor, raríssimos!! Na edição de março deste ano, a revista PLACAR publicou reportagem sobre filmes envolvendo boleiros, e o resultado, no mínimo, é decepcionante!!

Abaixo enumeramos 10 filmes sobre futebol, aos quais tive a oportunidade de assistir na semana passada o bom filme sobre o craque problema HELENO e anos atrás " PELÉ ETERNO" , este imperdível para aqueles que não tiveram a oportunidade e ver o REI PELÉ em ação!!   

1 - HELENO (2012)

   




Atualmente em cartaz, esse bom filme dirigido por José Henrique Fonseca (da Série Mandrake da HBO), com Rodrigo Santoro em excelente atuação e Alinne Morais no  elenco. Apesar de vários anos na "geladeira" aguardando financiamento, só foi possível sua realização após o empresário Eike Batista, botafoguense fanático, arcar com metade dos custos.

Filmado em preto e branco, não é um filme sobre futebol e sim sobre o jogador Heleno de Freitas, sua adoração pelo Botafogo, o glamour fora dele, o vício em éter, o auge e decadência, sua paixão avassaladora por Sílvia, sua passagem pelo Boca Juniors, Seleção Brasileira, Atlético Barranquilla (Colômbia) e o final de carreira no América/RJ.

Peca por deixar de lado alguns aspectos importantes de sua vida, no entanto o grande mérito é fugir do lugar comum, num país onde apenas comédias de gosto duvidoso fazem sucesso. 



2 - PELÉ ETERNO (2004)




Excelente biografia do REI DO FUTEBOL. O filme começa com o Maracanã lotado na despedida de Pelé e a galera gritando "FICA", é impossível não arrepiar. 

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de acompanhar AO VIVO é praticamente impossível não dizer ao final: "ESSE ERA O CARA!!" Para aqueles que menosprezam o REI, basta ver o filme para mudar rapidamente de idéia. Prepare-se: Muitos gols, lances geniais e shows indescritíveis com a bola nos pés!! 

Acompanhar a seleção brasileira ao longo das Copas de 58, 62, 66 e 70, o jovem craque de apenas 17 anos, sua despedida nos EUA, o massacre Santista na década de 60 contra os principais times brasileiros e do mundo, além das curiosas histórias que sempre ouvimos falar (e que são todas verdades provadas no filme) como por exemplo o zagueiro que foi vaiado pela torcida do próprio time que lotava o Estádio, quando ele salvou em cima da linha aquele que seria o milésimo gol de Pelé. O filme cita inclusive alguns "desvios" da vida pessoal do craque.
  
Para os amantes do futebol, uma experiência IMPERDÍVEL!! 


3 - O MILAGRE DE BERNA (2003)




A partida retratada aqui é a final da COPA DE 1954, entre Hungria e Alemanha Ocidental. Os gols foram ensaiados para parecerem com a história real. O resultado nem sempre é bacana. Basta dar uma olhada nas cenas verdadeiras (elas estão no youtube) para comprovar. De resto, o filme vai bem.

4 - GARRINCHA - ESTRELA SOLITÁRIA (2003)




Quando você pensa em Garrincha, qual a primeira coisa que passa pela cabeça? Dribles, certo? Agora imagine a dificuldade de reproduzir um simples drible daqueles. Se coreografar, o zagueiro vai parecer uma estátua. Se improvisar...Bem, digamos que nem todo mundo é Garrincha, certo??


5 - BOLEIROS ( 1998)



Um dos filmes mais conhecidos do cinema brasileiro sobre futebol, BOLEIROS não foca no campo, mas em histórias de bastidores. Considerando isso, a cena em que o juiz interpretado por Otávio Augusto manda repetir pênaltis perdidos é um clássico. Considerando apenas as cenas de jogo, é um tanto fraco. 

6 - FUGA PARA A VITÓRIA (1981)





É um dos filmes sobre futebol com maior número de cenas de jogo. Um grupo de prisioneiros de guerra (com Pelé, Bobby Moore, Ardiles e outros jogadores) usa uma partida contra os nazistas em Paris para pôr em prática um plano de fuga. Mescla cenas realistas com momentos absurdos, como o pênalti fraquíssimo defendido por Stallone.   

7 - LINHA DE PASSE (2008)


Um drama pesado e sombrio sobre 04 irmãos de uma família pobre na cidade de São Paulo. Um deles (Vinícius de Oliveira) sonha em virar jogador profissional. Entre peneiras nos terrões da cidade, o ator mostra desenvoltura com a bola. O futebol não é o tema principal, mas as cenas são bem feitas.

8 - O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA (2005)



A comédia baseada na rivalidade entre Corinthians e Palmeiras mescla cenas do Pacaembu com tomadas da Luana Piovani de shortinho. Com a bola nos pés, Luana não convence. A moça declarou à PLACAR, na época: "Descobri que minha especialidade é matar a bola no peito". Tá mais que perdoada.

9 - GOL! UM SONHO IMPOSSÍVEL (2005)



Este manda bem nas cenas de futebol - de treino e de jogo. Um garoto mexicano, em busca de seu sonho, vai parar num grande time inglês. Entre as participações especiais de jogadores (são vários) Alan Shearer se destaca. Teve uma continuação.

10 - PENALIDADE MÁXIMA (2001)


Um ídolo do futebol inglês (Vinnie Jones) é preso por manipular resultados. Na prisão, acaba treinando uma equipe de condenados que irá enfrentar o time dos guardas. Não pretende simular uma partida profissional, mas uma pelada. Uma pelada bem violenta, é verdade, mas também bem realista.

2 comentários:

  1. Alguns filmes são bons e engraçados, Boleiros então é hilário, aquela cena do jogador do corintians procurando o pai de santo é muito boa, o Sonho impossível é bacana tb e talvez até verdadeiro, alguns filmes que estão listados valem a pena ler

    ResponderExcluir
  2. Boleiros é disparado o melhor! Um dos melhores filmes do cinema nacional.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!