Pesquisar neste blog:

domingo, 8 de julho de 2012

30 ANOS DA ELIMINAÇÃO DO BRASIL NA COPA DE 1982

Para os amantes do futebol o dia 05 de julho sempre é lembrado como o dia de uma tragédia. No dia 05 de julho de 1982 a seleção brasileira de Zico, Sócrates, Cerezo, Falcão, Éder dentre outros craques era eliminada pela Itália por 3 a 2, dando ADEUS ao tão sonhado TETRA campeonato!! O país inteiro ficou de luto, pois uma geração extremamente talentosa fazia parte daquele time considerado por muitos um dos melhores esquadrões de todos os tempos!! 

Este blogueiro tinha 08 anos na época e já fanático por futebol não há como esquecer as ruas pintadas de verde amarelo, o álbum de figurinhas capitaneado pelo NARANJITO, mascote da Copa e a certeza que seríamos campeões do mundo!!

A revista PLACAR deste mês publicou matéria de 10 páginas sobre a formação daquele time, o seu desempenho na COPA de 1982 além de algumas possibilidades caso o resultado daquele BRASIL X ITÁLIA fosse diferente, ao qual reproduziremos em 03 posts.

1 - A CONSTRUÇÃO DA SELEÇÃO DE 1982   


É difícil identificar a gênese daquela seleção de 82. Mas é possível levantar algumas hipóteses, com base em fatos históricos. E uma delas remete ao dia 17 de maio de 1979, um amistoso em que o Brasil goleou o Paraguai por 6 x 0, no Maracanã. Foi a primeira vez que Zico, Falcão, Sócrates e Cerezo atuaram juntos - o então meio campista do Atlético entrou no lugar de Carpegiani. Além disso, o lado esquerdo tinha Júnior e Éder. O técnico era Cláudio Coutinho, que parecia se redimir de ter deixado Falcão fora da Copa de 1978 e improvisado Edinho na lateral esquerda.

Abaixo o show brasileiro contra o Paraguai:



No dia 31 de maio, outra goleada no Maracanã: 5 a 1 no Uruguai. Em 21 de junho, mais um placar elástico: 5 a 0 no time do Ajax, da Holanda, no Morumbi. Em comum nesses amistosos, a espinha dorsal do time que encantaria o mundo 3 anos depois e uma profusão de golaços, que seria uma marca dessa geração de craques.

Nota: O Brasil fez uma média de 3 gols por jogo na Copa de 82 (15G, 5J). Apenas em 1950 (3,7) e 1970 (3,2) a média da seleção brasileira foi superior.

2 - O CONDUTOR

A perda da Copa América de 1979, com um empate em 2 x 2 contra o Paraguai no Maracanã (Na época, a competição era disputada em grupos e com jogos de ida e volta), marcou a última vez que Coutinho dirigiu a seleção. 

Telê já havia feito um bom trabalho no Grêmio, quando foi campeão gaúcho de 1977, e comandava o Palmeiras na época. Muitos analistas consideram que uma goleada do Verdão sobre o Flamengo, por 4 x 1, no Brasileiro daquele ano, foi decisiva para guindar Telê ao Comando da Seleção. 



A derrota alijou o Flamengo de Coutinho da disputa do título do Brasileiro, que só viria no ano seguinte. A equipe paulista parou na semi-final, diante do Internacional de Falcão, que seria o Campeão. Telê foi anunciado como treinador da seleção em fevereiro de 1980. 

Estreou no 7 x 1 sobre a seleção de novos. Depois, outro amistoso contra uma seleção de Minas Gerais, em que o Brasil venceu por 4 x 0, e Éder jogou pelos mineiros. A primeira partida internacional foi uma vitóra sobre o México por 2 x 0, gols de Zé Sérgio e Serginho.

Abaixo os melhores lances da estréia de Telê Santana:



Naquele ano a seleção fez 8 amistosos, com 7 vitórias e uma derrota (para a URSS, por 2 x 1 no Maracanã, placar que o Brasil devolveria dois anos depois, em sua estréia na Copa do Mundo)  


3 - A LIGA


Durante 1981, ficou claro que, mais que um time, estava sendo construído um forte candidato à conquista da próxima Copa. Já nos primeiros dias de janeiro, o Brasil deu mostras de um grande futebol no Mundialito, torneio disputado no Uruguai com seleções detentoras de Copa do Mundo, com exceção da Holanda, convidada ante a desistência da Inglaterra. O Brasil empatou em 1 x 1 com a Argentina. Deu show contra a Alemanha (4x1), mas perdeu a final para o Uruguai por 2 x 1. Abaixo os gols da finalíssima.




Nas Eliminatórias para a Copa, o Brasil conquistou a vaga sem sustos, num grupo com Venezuela e Bolívia, vencendo inclusive na altitude de La Paz (2x1). Um fator chave para o bom desempenho foi o tempo para preparação, praticamente dois meses.


Com a vaga garantida para o Mundial, a seleção zarpou para uma sequência de 03 amistosos em maio com potências européias.


Nota: Do time titular do Brasil, 04 jogadores eram capitães de suas equipes: Oscar (São Paulo), Cerezo (Atlético/MG), Zico (Flamengo) e Sócrates (Corinthians). O Doutro era o dono da braçadeira na seleção.


4 - O ENSAIO GERAL


O primeiro adversário foi a Inglaterra. O Brasil venceu por 1 x 0, gol de Zico.. Foi a primeira vitória de um time sul-americano em Wembley. A partida seguinte foi contra a França, em Paris. Outra boa exibição: 3 x 1. Abaixo os gols daquela partida.






O desfecho foi contra a Alemanha Ocidental, em Stuttgart. Os donos da casa saíram na frente com Fischer, mas Cerezo e Júnior decretaram a virada. Uma passagem que entrou para a história foi protagonizada pelo goleiro Waldir Peres, que defendeu dois pênaltis de Breitner.


Se a máquina de jogar bola estava azeitada, é inegável que o Brasil cresceu aos olhos do mundo após aquela excursão. Naquele ano, o Brasil fez ainda mais 04 amistosos com Espanha (1x0), em Salvador, 0 x 0 com Chile em Santiago, 6 x 0 sobre um combinado da Irlanda, em Maceió, e por fim, uma vitória por 3 x 0 sobre a Bulgária, em Porto Alegre.


No próximo post falaremos sobre os 5 jogos da seleção brasileira na Copa de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!