Pesquisar neste blog:

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ADEUS MINEIRÃO!!


Por Roberto Brandão

Acabaram com o Mineirão, e eu não posso deixar de lamentar.

 
E quando digo isso não é pela remodelagem, pelo fim das Arquibancadas de cimento, pelas confusões de ontem, pelas infiltrações da chuva, pelo fim da “Geralzona”, pela falta de água, pelo trânsito caótico, pela falta de lugares para deficientes físicos, por falta de pessoal para garantir acesso, e por aí vai.


 
Acabaram com o programa de domingo da família Belorizontina, Atleticana, Cruzeirense e Americana.
 
O Mineirão era muito mais do que um Estádio de Futebol onde Atlético e Cruzeiro jogavam, muito mais do que um campo; e o Espetáculo, muito mais do que um mero jogo de Futebol.
 
O Mineirão era o divertimento da família belorizontina aos domingos, DIVERTIMENTO DEMOCRÁTICO, em um ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER.
 
Da Geral as Cadeiras Numeradas, todas as classes convivam do lado de fora e do lado de dentro, nos vários bares do Estádio.
 
E que programa gostoso era o Mineirão. Acordar no Domingo cedo, fazer a feira com os meninos (para quem tem), ou ir ao clube, ao Mercado Central, comprar umas cervejas, combinar com a galera, e ir para o Estádio em carreata.
 
Como era arborizado o Mineirão. Como era bom parar no Estacionamento, fazer um “churras”, tomar uma cerveja, comer um tropeiro na Entrada debaixo daquelas gostosas sombras das árvores, tomar mais cerveja...


 
E na época em que se vendia cerveja no Estádio, todo mundo entrava mais cedo, ficava no seu bar preferido, sempre com as mesmas pessoas, aproveitando o dia. Era como ir a um Bar qualquer ao domingo, só que no Mineirão.
 
E as árvores, cortaram todas as árvores!!
 
O horário de chegada dependia da hora do jogo. Se o jogo era as 16 horas, a hora boa de chegar era às 10 da manhã... Começar os trabalhos, ir reunindo a moçada, fazer festa, soltar foguete, ouvir as primeiras transmissões da Itatiaia no som do carro. Muitos levavam até aquelas cadeiras de praia. Afinal, O MINEIRÃO ERA A NOSSA PRAIA. Como era gostoso!!
 
Ou então, ir no “Peixe Vivo”, ou ficar perto daquele ambulante que já era conhecido de anos. Quem não ia sempre no mesmo ambulante todos os jogos? Quem não o conhecia pelo nome, fazia a resenha do jogo, sabia até da vida pessoal dele.
 
Os ambulantes. Será que ensinaram um ofício a tantas pessoas que viviam dos jogos de fim de semana no Mineirão?
 
Acabaram com o Mineirão.
 
Em uma cidade de tão poucos espaços públicos de lazer para o povo, o melhor e mais querido deles foi brutalmente ceifado da vida popular, em nome de uma Copa do Mundo que o povo (que pagou o Estádio) estará alijado.
 
Acabaram com nosso programa de Domingo, nosso tropeiro, nossas sombras, nossa “cervejinha” ... Consegui tomar 3 latas de cerveja ontem antes de entrar, e com muito custo. Mineirão sem cerveja antes do jogo, como assim? Mineirão sem cerveja antes NÃO É MINEIRÃO!!
 
Querem que a partir de agora, nós, o povo, além de nos sacrificarmos para comprar os ingressos de altíssimo valor, consumamos no “Shopping Center Mineirão”, com seus caríssimos restaurante e seu caríssimo cardápio.
 
Essa é a concepção, um Shopping de alto nível que eventualmente, ao gosto do consumidor ali presente, poderá se ver um jogo no campo do Shopping.
 
ADEUS MINEIRÃO, FUI MUITO FELIZ AÍ, MEUS DOMINGOS ERAM MÁGICOS, NA VITÓRIA E NA DERROTA. COMO SENTIREI SUA FALTA, NÃO PODIAM TER TIRADO VOCÊ DE MIM ASSIM. NÃO PODIAM.
 
ADEUS AMIGO, ADEUS ...

3 comentários:

  1. Também lamento essas mudanças!!!
    Espero que futuramente sejamos compensados de alguma forma...
    De fato era bom descer aqueles barrancos gritando é campeão, chegar cedo e ficar resenhando no estacionamento debaixo das árvores...

    Saudade do sanduba de pernil!!! hehehe

    Deixa eu tomar uma água aqui que só lembrar de domingo me dá sede...

    ResponderExcluir
  2. falou tudo, querem nos europolizar a qualquer custo.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!