Pesquisar neste blog:

sábado, 29 de março de 2014

RONALDINHO GAÚCHO MERECE SER TITULAR DO ATLÉTICO MINEIRO??

Por Fábio Almeida

Confesso que sempre fui fã do Ronaldinho Gaúcho, desde a época do Grêmio, ainda garoto, passando por aquele golaço na Copa América de 1999 e chegando ao auge no Barcelona, quando foi eleito o melhor jogador do mundo em duas oportunidades.

O gol sem querer (ou não??) e a arrancada que resultou na assistência para o gol do Rivaldo contra a Inglaterra na Copa de 2002, e os 02 gols contra o Real Madrid na vitória do Barça pelo placar de 3x0 em 2005, onde foi aplaudido de pé pela torcida rival, são situações que marcaram minha vida no aspecto futebolístico.

VESPASIANO / MINAS GERAIS / BRASIL (28.03.2014) - Treino na Cidade do Galo - Fotos: Bruno Cantini — em Cidade Do Galo
E foram várias assistências (a mais famosa para o primeiro gol do Messi como profissional), dribles, golaços, títulos...

E qual atleticano acreditaria anos atrás que o mito viria jogar no meu time em 2012?? Vale relembrar que o craque estava em baixa, após uma saída conturbada do Flamengo, onde as noitadas e a cachaçada tinham muito mais valor que o futebol entre as prioridades do jogador. E isso nunca fora novidade, pois em todos os clubes que defendeu, Ronaldinho foi acusado de abusar da noite.

Chegou tímido, quieto, como bom mineiro, jogou as primeiras partidas longe do mínimo que se espera de um craque do seu quilate, e começou a melhorar junto com o time até ser um dos protagonistas do Vice-Campeonato Brasileiro de 2012, onde jogou 32 jogos e marcou 9 gols. Os jogos contra Náutico, Cruzeiro, Fluminense e Figueirense foram memoráveis.

VESPASIANO / MINAS GERAIS / BRASIL (28.03.2014) - Treino na Cidade do Galo - Fotos: Bruno Cantini — em Cidade Do Galo
E veio o ano de 2013. O Galo retornaria para a disputa da Libertadores da América após um jejum de 12 anos, e Ronaldinho fora peça fundamental na primeira fase, com bons jogos, assistências e gols, que garantiram a Primeira Colocação Geral e a oportunidade de jogar sempre a segunda partida em casa no mata-mata. Nos jogos contra o São Paulo nas oitavas de Final também foi importantíssimo para o vareio contra os paulistas.

E foi a partir daí que, na minha opinião, o craque caiu de produção, e muito. Basta lembrar que Ronaldinho não foi destaque em nenhuma das 6 partidas restantes do mata-mata da Libertadores. Contra o Tijuana no jogo de ida, os destaques foram Tardelli e Luan, no jogo de volta São Victor. Contra o Newell's Old Boys, na Argentina, esteve apagado e no jogo de volta, fora o passe para o primeiro gol do Bernard, sumiu em campo. Na finalíssima, primeira partida contra o Olímpia, a pior partida do jogador com a camisa do Atlético, sendo inclusive substituído pelo técnico Cuca, e no jogo do título no Mineirão, mais uma vez teve atuação discreta, não sendo necessário inclusive sua participação nos pênaltis. 

No segundo semestre, fez algumas boas partidas e outras nem tanto, vindo a se lesionar e desfalcar o Atlético em boa parte do Campeonato Brasileiro. No Mundial de Clubes no Marrocos, afundou junto com o time, mesmo fazendo dois belos gols de falta.

E finalmente: 2014, ano em que o atleta, na minha opinião, ainda não entrou em campo pelo Atlético. Seja pela Libertadores ou pelo Campeonato Mineiro, estamos assistindo um Ronaldinho lento, desatento e sem vontade, mais preocupado com noitadas, festas e viagens. Não sou hipócrita para ficar criticando se o jogador sai, bebe, vira a noite...Que ele faça o que bem entender, mas a partir do momento que prejudica o meu time, vou cobrar...E acho que está na hora da cobrança...Pois o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO É MUITO MAIOR QUE QUALQUER JOGADOR!!

VESPASIANO / MINAS GERAIS / BRASIL (28.03.2014) - Treino na Cidade do Galo - Fotos: Bruno Cantini — em Cidade Do Galo
Ronaldinho Gaúcho tem crédito, e muito com a massa atleticana, pois levou o clube a um nível de marketing esportivo que dificilmente ocorrerá novamente nos próximos anos. Hoje somos conhecidos na América e no mundo todo!! Gosto de citar dois exemplos recentes: No segundo jogo da Libertadores do ano passado contra o Tijuana, encontrava-me em Buenos Aires, e em conversa com taxistas e argentinos, todos citavam Ronaldinho como referência do Atlético Mineiro, que passou a ser respeitado e temido pelos "hermanos". Esse ano, em viagem de férias pela Colômbia, assisti ao jogo Atlético x Santa Fé num bar lotado de colombianos, e eu estava vestindo a camisa do glorioso, e a citação ao Ronaldinho como craque do "Mineiro" era unanimidade.    

Enfim, encerro este post com a pergunta lá no topo: Ronaldinho Gaúcho merece ainda ser titular do Atlético? Mesmo com o Guilherme em grande fase, com a revelação Marión e um novo esquema que privilegia o toque rápido?

Bem, se levarmos em conta o seu desempenho nas últimas partidas, a resposta seria NÃO!! Mas estamos falando do Ronaldinho Gaúcho, mito, craque e um dos maiores jogadores de todos os tempos...Ainda podemos esperar mais um pouco...

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!