Pesquisar neste blog:

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

DICA DA SEMANA: CERVEJA E SAÚDE

Consumida por adultos, moderadamente e com responsabilidade, a cerveja pode ser benéfica ao organismo, graças às propriedades de seus ingredientes, como é amplamente reconhecido pela comunidade científica internacional.
Em países como a Espanha são frequentes os eventos em que especialistas discutem os estudos científicos mais recentes relacionados a cerveja e saúde, como o 4º Simpósio Internacional da Cerveja e a 1ª Jornada Cerveja e Vida Ativa, promovidos pelo Ministério de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente espanhol em outubro de 2012. Entre os temas estão cerveja e saúde cardiovascular, cerveja e obesidade e cerveja e hipertensão. 
Na Itália, uma pesquisa patrocinada pela Fondazione di Ricerca e Cura Giovanni Paulo II (www.molise.unicatt.it) e publicada pelo European Journal of Epidemiology, em 2011, mostrou que o consumo moderado de cerveja faz bem ao coração. Foram agrupados diferentes estudos mundiais que permitiram a análise de dados de mais de 200 mil pessoas. O trabalho concluiu que dois copos (500 ml) diários de cerveja com teor alcoólico de 5% podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Além da graduação alcoólica relativamente baixa, a cerveja tem ingredientes que, entre outros nutrientes, contêm ácido fólico, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio e flavonoides provenientes do malte e do lúpulo, que têm ação antioxidante e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. A cerveja repõe eletrólitos e fornece parte das proteínas e das calorias de que organismo necessita. Um litro de cerveja corresponde a aproximadamente 15% das necessidades de proteína de um adulto e equivale a 700 ml de leite integral ou seis ovos cozidos.
Vale repetir que todos os benefícios à saúde proporcionados pela cerveja só ocorrem quando o consumo é moderado, o que significa a ingestão de cerca de 1 litro por dia. Cerveja não é simplesmente uma bebida alcoólica, na medida em que estão presentes em sua fórmula nutrientes como proteínas, sais minerais, vitaminas e açúcares de fácil digestão.
O essencial, portanto, é beber com responsabilidade, para que a cerveja seja unicamente uma fonte de prazer. Para isso, algumas recomendações são importantes, como a conveniência de não misturar a cerveja com outras bebidas de teor alcoólico mais alto, não beber quando estiver tomando remédio, evitar beber todos os dias e jamais beber quando for dirigir. Além disso, é sempre bom se alimentar adequadamente, não se esquecer de beber água e agir sempre com bom senso e moderação.
CRÉDITOS
CervBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!