Pesquisar neste blog:

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

VISITA AO ESTÁDIO DO COLO COLO - SANTIAGO/CHILE

Retornando aos posts sobre Estádios de Futebol, hoje vamos falar um pouco sobre nossa visita ao Estádio Monumental David Arellano, inaugurado em 20 de abril de 1970, cujo proprietário é o Club Social y Deportivo Colo-Colo, ou simplesmente Colo Colo.

Nossa visita iniciou-se no início de uma tarde de terça-feira, após degustação de vinhos na vinícola Concha y Toro, localizada nas imediações de Santiago/Chile. O trajeto foi executado de metrô, que por sinal, é de excelente qualidade, pontual e barato. É possível chegar de qualquer ponto da cidade ao Estádio, e o melhor, a estação fica aproximadamente 10 minutos a pé do Estádio.


O Estádio fica localizado numa área residencial, e a partir do desembarque é possível visualizar a estrutura da "Arena".


Chegando ao Estádio, procuramos nos informar sobre os jogos da semana, e mais uma vez, como ocorrera anteriormente nas visitas aos Estádios Santiago Bernabéu, Camp Nou e Olímpico de Roma, tratava-se de data FIFA, e os ingressos para o jogo Chile x Colômbia , jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa 2014 encontravam-se esgotados.

Desta feita, tivemos que nos contentar com o tour básico pelo Estádio, ao custo módico de $ 4.000 pesos chilenos, cerca de R$ 16,00.


Trata-se de tour guiado que teve início às 15hs, com a participação de cerca de 15 pessoas. Exceção feita ao blogueiro, todos chilenos.

Após pequena explanação sobre a construção do Estádio, dentre outras informações histórias e muito interessantes, iniciamos a visita/tour pelas arquibancadas inferirores, onde constatamos o seguinte: trata-se de um Estádio com estrutura antiga, longe de qualquer comparação envolvendo as novas "Arenas" brasileiras, mas muito organizado e limpo. Apenas uma pequena parte é coberta, no entanto a visão do torcedor é bastante privilegiada e em determinados locais é possível ficar a apenas 10 metros do gramado.    

A separação entre as arquibancadas e o gramado é feita por um alambrado que lembra aqueles campos de futebol de várzea do Brasil.





A separação entre os diversos setores do Estádio também apresenta uma estratégia nada politicamente correta, ou seja, arame farpado. Típico dos Estádios brasileiros da década de 60.


Fato interessante: patrocínio da famosa cervejaria CRISTAL e da nossa querida PETROBRAS.


Após cerca de 20 minutos pelas arquibancadas inferiores, iniciamos tour pelo museu do Colo Colo, onde tivemos a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a história do clube, bem como sua participação em outros esportes, além do futebol. Ao final do corredor tivemos a oportunidade de conhecer as arquibancadas do setor superior, bem como os camarotes VIP e a área exclusiva para a imprensa.   







A terceira parte do tour é direcionada à parte externa do Estádio, onde estão localizados os campos de treinamento do time, bem como alguns "monumentos" que relatam a história do clube, culminando com o título da Copa Libertadores da América 1991, maior título da história do clube, numa final épica contra o Olímpia, e vitória por 3 a 0.




Monumentos em homenagem aos antigos Presidentes do clube.



Estacionamento exclusivo para os jogadores.



Chegando o momento de conhecermos o gramado do Estádio, não posso deixar de relatar as péssimas condições de conservação do Estádio no que se refere à estrutura interna, com infiltrações, sujeira e cheiro de mofo. O túnel que dá acesso ao gramado encontra-se em péssimo estado e é uma vergonha. 


Já o gramado encontrava-se em condições razoáveis, no entanto a estrutura e a localização do banco de reservas deixa muito a desejar.



Por fim, encerramos nossa visita no museu do clube, pequeno, mas cheio de informações interessantes, onde conhecemos mais um pouco sobre a história do clube, seus principais jogadores, uniformes utilizados e títulos, destacando a réplica da Copa Libertadores da América de 1991. Outros títulos importantes: 29 campeonatos chilenos, 10 Copas do Chile, 01 Recopa (1991) e 01 Copa Interamericana (1992).


Algumas curiosidades: 


  • Desde que se começou a jogar o campeonato chileno, o Colo-Colo jamais foi rebaixado. É a única equipe chilena a conseguir tal feito.
  • Em 5 de dezembro de 2006, o Colo-Colo adotou oficialmente uma camisa de cor vermelha como o seu uniforme número três (3) para ser usado em jogos oficiais (nacionais e internacionais) e amistosos. O uniforme oficial número um (1) é a camiseta de cor branca, e o número dois (2) é a camiseta de cor negra.
  • Cruzeiro recebeu por parte da imprensa Chilena o apelido de La Bestia Negra, uma referência as consecutivas vitórias sobre a equipe do Colo-Colo
  • Um dos maiores craques da história do clubeFrancisco Valdés, é o maior artilheiro do futebol chileno de todos os tempos com 215 gols, um recorde ainda não superado.
  • Em janeiro de 2007, o Colo-Colo apareceu na lista de melhores equipes de futebol do mundo, elaborada pela IFFHS (International Federation of Football History & Statistics, com sede na Alemanha), na 18º posição.
  • A tarja preta sobre o escudo do time foi adotada como forma de homenagem ao seu primeiro capitão, David Arellano, falecido em 1927 durante uma excursão do time à Europa.
  • Técnicos de prestígio internacional já dirigiram o clube tais como o húngaro Ferenc Puskas, em 1977 e o brasileiro Nelsinho Batista, em 1999.









Encerramos mais uma visita adquirindo pelo valor de $ 20.000 pesos chilenos, ou seja, cerca de R$ 80,00, a camisa oficial do clube, para se juntar à nossa coleção.

Foi uma tarde muito proveitosa e agradável, onde conhecemos mais um pouco sobre um dos clubes mais tradicionais da América do Sul!!

Até a próxima!! 

- Para conhecer nossa visita ao Estádio Centenário de Montevidéo, clique aqui
- Para conhecer nossa visita ao Estádio Camp Nou (Barcelona), clique aqui
- Para conhecer nossa visita ao Estádio Vicente Calderón (Atlético de Madrid), clique aqui
- Para conhecer nossa visita ao Estádio Santiago Bernabéu (Real Madrid), clique aqui
- Para conhecer nossa visita ao Estádio RCD Espanyol (Barcelona), clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!