Pesquisar neste blog:

domingo, 18 de agosto de 2013

QUEIJO E VINHO: CASAMENTO IDEAL

Por Rafael Tonon
Se há alguns anos era difícil encontrar tipos específicos de queijos para comprar no Brasil, hoje a árdua tarefa é outra: escolher quais levar para casa frente a prateleiras repletas de opções. Mais complicado ainda é saber qual tipo de queijo é ideal para degustar com seu vinho favorito, não é mesmo? Para ajudá-la nesta tarefa, ensinamos como combinar os queijos a ingredientes que ressaltam seus sabores e a vinhos que possibilitam harmonizações certeiras. Depois da leitura, basta colocar a tábua na mesa, chamar ao amigos e apreciar o melhor que o maravilhoso mundo dos queijos tem a oferecer.

Acertar os ingredientes e vinhos que combinam com diferentes queijos torna a degustação mais prazerosa.
1. Gorgonzola, mel e nozes
O doce contrasta com a picância do queijo e as nozes deixam a textura crocante. Aposte em vinhos de sobremesa, como o sauternes, feito de uvas que também tiveram ação de fungos.
2. Feta, rúcula e tomate
Por ser fresco, o feta funciona em saladas ou acompanhado de verduras, como a rúcula. Sirva junto de um vinho sauvignon blanc bem leve (como os do Novo Mundo).
3. Brie com damasco
As geleias de fruta combinam perfeitamente com o brie levemente aquecido. Opte por um vinho de uva chardonnay, não muito amadeirado, ou por um espumante.
4. Chancliche e torradas
Por ser pastoso, pode ser servido como patê sobre torradas crocantes. Os muito apimentados têm harmonização mais difícil. Para garantir, vá de pinot grigio ou sauvignon blanc.
5. Parmesão com azeite
Com sabor intenso, o parmesão do tipo grana padano deve ser apreciado cru ou sob um fio de azeite. Casa bem com tintos como o italiano chianti clássico, feito de uva sangiovese.
6. Edam com pão italiano
Mistura simples e certeira: o sabor levemente doce do queijo é acentuado pelo pão. Fica melhor ainda ao lado de vinhos brancos médios, a exemplo do chardonnay.

- CRÉDITOS - 
MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!