Pesquisar neste blog:

sábado, 31 de dezembro de 2011

CLÁSSICOS DO FUTEBOL - ATLÉTICO/MG 3 X 2 CORINTHIANS - FINAIS CAMPEONATO BRASILEIRO 1999


Nos últimos dias pensei sobre o último post de 2011...Cervejas?? Vinhos?? Espumantes e Proseccos?? Gastronomia?? Que nada, vamos encerrar o ano falando de FUTEBOL!!

Aproveito mais uma vez para desejar-lhes um ANO NOVO de muita paz, sucesso, felicidades e saúde!!

Dentre os jogos inesquecíveis do Atlético/MG nos últimos anos assistidos pelo blogueiro, não poderíamos deixar de citar o primeiro jogo das finais do Campeonato Brasileiro de 1999 entre Atlético/MG X Corinthians, realizado no Estádio do Mineirão no dia 12 de dezembro de 1999.


Apesar do início irregular e da classificação à fase final apenas na última rodada, toda torcida atleticana encontrava-se em estado de êxtase com o time, que eliminara o Cruzeiro e o Vitória nas fases anteriores com exibições de gala.

Assisti ao jogo na companhia de amigos em um bar nas proximidades do Albano's, chopperia localizada no bairro Sion e a sensação era de confiança no time que contava com a dupla Guilherme e Marques como destaques.



Naquele ano de 1999, a CBF mudou o critério de rebaixamento, determinando que cairiam para a Série B em 2000 os 04 clubes que tivessem a menor média de pontos nos campeonatos de 1998 e 1999

A complexa forma de contagem de pontos, somada a decisões polêmicas do STJD, levaram o rebaixamento a ser questionado na Justiça Comum, provocando alterações profundas no Campeonato Brasileiro de 2000, com a realização da Copa João Havelange

Neste torneio, Gama e Juventude foram convidados a disputar o Módulo Azul, considerado a primeira divisão, juntamente com os demais times da Série A de 1999, enquanto Botafogo/SP e Paraná disputaram o Módulo Amarelo, considerado a segunda divisão.

Primeira Fase: Os 22 clubes jogam todos contra todos, em turno único. Classificam-se para a Fase Final os 8 primeiros colocados.

Fase Final (com Quartas de Final, Semifinais e Final): sistema eliminatório, com disputas em até três jogos (ou duas vitórias), tendo os clubes com melhor campanha o mando de campo do segundo e (se for o caso) também do terceiro jogo.

- ATLÉTICO/MG:

- QUARTAS DE FINAL - (4x2 e 3x2 contra o  Cruzeiro)

- SEMI FINAL -  (3x0, 1x2 e 3x0 contra o Vitória)


- CORINTHIANS:

- QUARTAS DE FINAL -  (0x0, 2x0 e 1x1 contra o Guarani)



- SEMI FINAL: (3x2 e 2x1 contra o São Paulo) - O famoso jogo em que o goleiro Dida defendeu 02 pênaltis cobrados pelo jogador Raí.


- O PRIMEIRO JOGO DA FINAL -
 
Depois de quase duas décadas, o Atlético voltava a decidir o Campeonato Brasileiro e fazia a primeira partida, contra o Corinthians, no Mineirão. O time paulista carregava o favoritismo, pois, além de defender o título, tinha um time recheado de estrelas da Seleção Brasileira, como Dida, Kléber, Ricardinho, Vampeta, Marcelinho Carioca, Edílson e Luizão, sem contar o colombiano Rincón.

O Atlético contava com a dupla de ataque Guilherme e Marques, um bom meio de campo com Robert e Beletti e a forte zaga Galván e Caçapa.


Foi uma grande vitória atleticana, valorizada pela excelente equipe corintiana, surpreendida no primeiro tempo pela atuação impecável do alvinegro mineiro

No dia em que  BH completava 102 anos, o Galo foi o responsável pela festa que tomou conta da capital mineira
O primeiro gol foi logo de cara aos 15 segundos do primeiro tempo! Em uma jogada pela direita  Belleti  tabelou com Bruno e cruzou para a risca da pequena área onde a bola encontrou os pés matadores do artilheiro GUILHERME

GALO 1X0! 


A equipe corintiana ficou atônita. Isso porque ninguém do time paulista havia tocado na bola e o Galo já estava na frente. A Massa que ainda reverenciava a equipe pela entrada no gramado foi a loucura, desfraldando bandeiras e os belos foguetes sinalizadores nas cores verde e vermelha!

No bar onde assistíamos ao jogo foi uma loucura!! 15 segundos e o Galo já estava na frente, no gol mais rápido da história das finais da Série A!! O sonho do bi campeonato era possível!! 

Aos 17 minutos o Atlético sofreu uma grande perda. Marques, o mais regular jogador da equipe sofre um estiramento muscular após uma arrancada e sentindo muitas dores o atacante atleticano foi retirado de maca e chorando!! Ficamos atônitos!! E agora?? Como o time reagiria sem o craque Marques??

Sem Marques o Corinthians se sentiu mais confiante, e começou a atacar a equipe atleticana. Mas os paulistas iam bem somente até a entrada da área atleticana, onde encontravam a na segurança da dupla de zaga Gálvan e Claúdio Caçapa, que fizeram uma grande partida.

O Atlético tentou suprir a falta de Marques deslocando Robert para a função de atacante e Adriano passou a executar o trabalho de armação no meio-campo. Para as jogadas de linha de fundo só mesmo a presença de 3 jogadores foi capaz de substituir Marques. Adriano, Ronildo e Robert  se revezaram na tarefa de suprir a falta de nosso melhor jogador.

E o esforço coletivo foi recompensado.

Aos 27 minutos, um contra-ataque puxado por Adriano na direita aciona o Matador Guilherme, que invade a área corintiana e toca no canto esquerdo de Dida. 

GALO 2X0! 


Mais uma vez, loucura total!! A torcida se abraçava, até os garçons entraram na festa!! Êxtase total!! O Atlético dava um baile no atual campeão brasileiro!!

Aos 39 minutos, Vampeta em um lance de sorte, chuta forte da intermediária e acerta o canto esquerdo de Kleber, que coberto por um grande número de jogadores não pode  fazer nada. 2X1.


Mas a resposta atleticana foi quase que instantânea. Aos 45 minutos Guilherme (sempre ele!!) recebeu um cruzamento de Robert e completou de cabeça (dentro da pequena área do Corinthians) no canto esquerdo de Dida, passando a ser o único jogador a marcar três gols numa única partida decisiva do Campeonato Brasileiro.

GALO 3X1!!


Durante o intervalo, mais 02 cervejas e muita confiança!! O time jogava bem, Guilherme desequilibrava e mesmo sem Marques o time passava confiança.

O segundo tempo começou e logo se viu que o time já não era o mesmo, talvez fruto do terceiro jogo da Semi final contra o Vitória 04 dias antes, lembrando que o Corinthians não precisou do 3 jogo contra o São Paulo.  A equipe mineira parecia "pregada" em campo e os corintianos tomaram conta das ações ofensivas. 

E de tanto insistir, o Corinthians chegou no seu segundo gol. Kleber (lateral esquerdo do time paulista) recebe de Ricardinho, dá um corte espetacular em Galván e cruza na segunda trave para Luizão completar de cabeça

No placar 3X2 GALO!!!


Um placar que permaneceu até o final da partida.

Mesmo com um segundo tempo bastante irregular o time saiu de cabeça erguida e pronto para enfrentar o Corinthians em 01 ou 02 partidas em São Paulo!!

 Isso fica para um outra história!!

Com o apito final de Oscar Roberto de Godoy, uma mistura de alívio, esperança e euforia tomou conta da torcida atleticana. 

Abaixo os gols dessa partida histórica:


Afinal o Galo estava muito perto do fim do jejum de 28 anos sem um título brasileiro. Muita comemoração pelas avenidas Catalão e Antônio Carlos. Na Savassi a Massa se reuniu para comemorar a boa vitória sobre os Corintianos.

E CLARO, EU ESTAVA LÁ!!!




Time base na fase final


Time base na fase final

- FICHA TÉCNICA:

PÚBLICO: 78.382 pagantes

RENDA: R$ 745.759,00
 
CURIOSIDADES:

- O artilheiro do torneio foi o atacante Guilherme do Atlético, que anotou 28 gols em 27 partidas. Além disso, foi o primeiro jogador na história do Campeonato Brasileiro a marcar 3 gols em uma partida final.



- No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim

 - Também no ano de 1999, Vampeta fazia com o atacante Edílson uma dupla de baianos que fechava uma senhora panela, recheada com shows horrorosos de axé e viagens espertas a Salvador nos dias de folga. Conta Edílson que a grande amizade nasceu na delegacia, quando ele estava preso por desacato e Vampeta ficou do seu lado por toda a madrugada, esperando a solução. 

- Feio pra cacete, Vampeta ainda posou nu naquele ano para uma revista gay, disse que gostava “de outra fruta” e doou o cachê inteiro para um cinema em Nazaré das Farinhas.

- Com a camisa 8 do Corinthians, Rincón, quando vestiu a alvinegra pela primeira vez, disse aos jornalistas que pediam um beijinho na camiseta, um deboche com o recém deixado Palmeiras: “Só beijaria a camisa do meu Deportivo Cáli”. Nunca negou que jogava por dinheiro – por isso mesmo, deixava os pudores  e fingimentos no vestiário, entrando no campo disposto a patrolar os adversários na bola e na porrada.


- Na 1ª partida da final, o Atlético jogou sem Velloso, que era o goleiro titular. Tanto a torcida quanto os jornalistas mineiros dizem que o primeiro gol do Corinthians foi uma falha do goleiro reserva Kléber, que aceitou um chute do Vampeta. Se fosse o Veloso...

- Marques, melhor jogador do time, sentiu uma contusão no 1º tempo do 1º jogo, saiu e ficou de fora das decisões em São Paulo!

- Na primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1999, o Atlético vencera o Corínthians por 4 a 0 no Maracanã, jogo este que também mereceria um post. Abaixo os gols desse belo jogo, destaque para o golaço de Guilherme dando um "chapéu" no goleiro Dida. 




Dario Pereira, então técnico do Atlético, foi demitido às vésperas do último jogo da primeira fase, contra o Grêmio, assumindo Humberto Ramos, um dos heróis do título atleticano de 1971 como jogador e novato como técnico de futebol. 

Classificação final

Tabela de classificação
TimePGJVEDGPGCSG
1São Paulo Corinthians59291856613823
2Minas Gerais Atlético Mineiro492915410564016
3Bahia Vitória422712694147-6
4São Paulo São Paulo (1)402613112453510
5Minas Gerais Cruzeiro42231265503911
6São Paulo Ponte Preta3824115829236
7Rio de Janeiro Vasco da Gama3824108640319
8São Paulo Guarani3524105932257
9Paraná Atlético Paranaense312194836315
10São Paulo Palmeiras3121876362313
11São Paulo Santos30218672526-1
12Rio de Janeiro Flamengo292192103033-3
13Paraná Coritiba292178631292
14Rio de Janeiro Botafogo-RJ (1)262182112337-14
15Distrito Federal (Brasil) Gama26217592429-5
16Rio Grande do Sul Internacional (1)242173111826-8
17Paraná Paraná24216692329-6
18Rio Grande do Sul Grêmio222164112443-19
19Rio Grande do Sul Juventude22215791832-14
20São Paulo Botafogo-SP212156102738-11
21São Paulo Portuguesa182146112731-4
22Pernambuco Sport172138101425-11
Pts – pontos; J – jogos disputados; V - vitórias; E - empates; D - derrotas;
GP – gols pró; GC – gols contra; SG – saldo de gols
Classificação



Finalistas e classificados para a Taça Libertadores da América de 2000

Eliminados nas Semifinais

Eliminados nas Quartas de final

Eliminados na Primeira fase

Rebaixados para a Série B 2000, pela média de pontos das temporadas 1998 e 1999
(1) Em função do "Caso Sandro Hiroshi", o São Paulo perdeu no tribunal os jogos contra Internacional e Botafogo, ambos por 1 a 0.
 
Para visitar outro jogo inesquecível do Atlético/MG, clique aqui

Créditos:

 
http://webgalo.comze.com/1999.php
www.wikipédia.com.br
revista placar
http://corinthians.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

4 comentários:

  1. Bom diiia Fábio, 2012 chegou!!!!

    Que tudo se realize!

    Beiinhos
    Daia
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. E que seja um ano de muitas vitórias para o nosso GALO!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais ainda de você!!!
    Galo!!!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ouvir o terceiro gol do galo narrado pelo Willy Gonzer. Foi uma das narrações de gol mais emocionantes que ouvi. Não acho em lugar nenhum.

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!