Pesquisar neste blog:

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VINHOS - O TESTE DOS BONS E BARATOS...



Chegamos ao final de mais um ano e não será por causa do valor que você vai deixar de comprar um bom vinho para as festas de fim de ano.

A revista PRO TESTE recentemente publicou uma matéria muito interessante com vinhos tintos e mostrou que nos supermercados brasileiros existem produtos de boa qualidade e preços muito acessíveis, desfazendo aquela máxima de que vinho bom é vinho caro.

Recomendação da revista: " Mas não deixe de pesquisar bem, pois as diferenças de preço para um mesmo vinho podem chegar ao dobro a depender do local de compra. É possível encontrar a mesma bebida por R$ 13 ou até mesmo por R$ 29".

Abaixo estaremos publicando um pequeno resumo do citado teste, que  selecionou 34 tipos de vinhos de nacionalidades diferentes: brasileiros, chilenos, espanhóis, portugueses, italianos e argentinos.

Além de conferir se os rótulos continham as informações necessárias para o consumidor, como validade, teor de álcool e modos de conservação, a revista levou as bebidas para o laboratório para uma análise da qualidade. Todos eles se saíram bem nesses itens, com algumas pequenas exceções.

Os vinhos também passaram por uma análise sensorial feita tanto por consumidores quanto por sommeliers. Os primeiros degustaram a bebida para avaliar sua aceitação quanto ao aroma e sabor, já os especialistas buscaram por defeitos nos vinhos. A maioria das amostras foi bem aceita por ambos.

Na loja especializada é mais barato

Outro mito derrubado durante o teste é o de que as lojas especializadas vendem vinhos mais caros do que os supermercados. Pelo contrário, encontramos preços mais acessíveis nessas lojas. O que ocorre é que elas tendem a oferecer vinhos mais finos, de safras mais antigos, que em geral são mais caros. Outro ponto em que elas saem ganhando é na conservação, em geral, nas lojas especializadas os vinhos são armazenados mais adequadamente, com fontes de luz e calor controladas.

Lembre-se, na hora de comprar o vinho, evite adquirir garrafas que estejam pegajosas ou com rolhas saltando, por exemplo. E prefira estabelecimentos com variedade e alta rotatividade de vinhos, assim você diminui as chances de comprar uma bebida armazenada inadequadamente.

Abaixo vamos enumerar os 10 melhores vinhos na relação CUSTO X BENEFÍCIO dentre aqueles 34 analisados pela revista:

1 - GRÃO VASCO 2008

ORIGEM: PORTUGAL

Um assemblage, ou seja, uma mistura de diferentes uvas, foi o rótulo mais bem aceito pelos consumidores durante o teste. Com um aroma agradável de frutas secas, ele vem do dão, uma região antiga e famosa por produzir vinhos com excelência, conclui o teste. É comum que os vinhos europeus sejam classificados pela região, e não pelo tipo de uva.

PREÇO: 22 A 39 reais


2 - NIETO SENETINER RESERVA 2008

ORIGEM: ARGENTINA

Graças ao aroma e sabor persistentes, este cabernet sauvignon foi o mais bem classificado entre os sommeliers. Considerado encorpado e assim como o Grão Vasco, tem um agradável aroma de frutas secas.

PREÇO: 23 a 48 reais




3 - SANTA HELENA RESERVADO 2010

ORIGEM: CHILE

Seco, este cabernet sauvignon foi avaliado como um vinho correto, de média intensidade e aroma frutado

PREÇO: 15 a 32 reais



4 - GRANDJÓ 2007

ORIGEM: PORTUGAL

Da região do Douro, tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos do Porto, tem aromas vegetais que se sobrepõem aos das frutas, o que é um fator positivo - quanto mais aromas, mais interessante a bebida.

PREÇO: 24 a 45 reais



5 - LATITUD 33 2009

ORIGEM: ARGENTINA

De Mendoza, uma das regiões mais tradicionais da Argentina para vinhos de qualidade, ele é feito de malbec, a uva que melhor se desenvolve no país. É um vinho simples, porém correto e agradável.

PREÇO: 17 a 33 reais



6 - SANTA CAROLINA RESERVADO 2010

ORIGEM: CHILE

Um cabernet sauvignon meio seco, foi considerado o melhor vinho no quesito custo-benefício, apesar de, na opinião dos sommeliers, ser pouco encorpado. Na boca é um vinho simples, de taninos suaves.

PREÇO: 13 a 29 reais



7 - PAULO LAUREANO 2009

ORIGEM: PORTUGAL

Segundo colocado na opinião dos consumidores, este vinho seco ficou em sétimo lugar porque, de acordo com os especialistas, tem pouco corpo e um aroma de baixa persistência

PREÇO: 19 A 34 reais



8 - AURORA VARIETAL 2009

ORIGEM: BRASIL

Elaborado com uvas cabernet sauvignon, foi considerado um vinho simples porém correto.

PREÇO: 14 a 27 reais



9 - BOLLA VALPOLICELIA 2009

ORIGEM: ITÁLIA

Mistura de uvas como a corvina e a rondinella, agradou aos consumidores, mas foi avaliado pelos especialistas como simples e pouco encorpado.

PREÇO: 28 a 59 reais



10 - MORANDÉ PIONERO 2008

ORIGEM: CHILE

Primeiro colocado na análise laboratorial, este camenere foi descrito como pouco aromático e com alto teor alcoólico, o que o torna desequilibrado.

PREÇO: 17 a 30 reais





Créditos:

- Revista PRO TESTE
- Edição VEJA nr 2245

  

     

6 comentários:

  1. valeu pela dica... pois tenho muita dificuldade para comprar vinhos

    ResponderExcluir
  2. Que você faça ótimas escolhas!! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa a dica!!! Vinho é sempre um bom presente para o natal!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Bará!
    Os vinhos bons no Brasil são caros.
    A melhor saída é comprar fora do país.
    Enquanto isso, vamos grimpando opções.
    Gostei das dicas sobre os portugueses.
    Uma oportunidade para fugir da América.
    Em especial, recomendo o Paulo Laureano.
    O GRANDJÓ também é um bem interessante.
    Abraços,
    Marcelo Brandão

    ResponderExcluir
  5. no makro speciale temos otimos vinhos custo beneficil maravilhos

    ResponderExcluir

Olá companheiro!!
Deixe seu comentário abaixo!!

FORÇA NA LUTA!!